Extensão universitária

relato de 10 anos da gênese do projeto "Controle social: aprenda a ser um auditor social”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-63976

Palabras clave:

Controle Social, Educação Fiscal, Oficinas temáticas, Auditor social

Resumen

O objetivo deste relato de experiência é descrever a atividade de auditoria social desenvolvida por intermédio de oficinas pedagógicas temáticas relativas ao projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Este relato de experiência resume a oferta de dez oficinas temáticas, sobre formação de Auditor Social, no âmbito do projeto de extensão “Controle Social: aprenda a ser um Auditor Social”, em Brasília, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da UnB. O projeto tem o intuito de capacitar não só a comunidade acadêmica, mas a sociedade em geral para exercer o controle social de atos e fatos da Administração Pública. A metodologia de oficinas pedagógicas temáticas foi desenvolvida no âmbito do projeto por Costa et al. (2014). Entre os anos de 2011 e 2021, foram certificados 99 participantes, entre discentes e docentes. Concluiu-se que a experiência foi exitosa e contribuiu para reflexão sobre a necessidade de amadurecimento da metodologia de oficinas temáticas e o planejamento da oferta de novas oficinas para atendimento de diferentes públicos, como crianças e idosos, bem como a implementação do uso de plataformas digitais de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília

Doutor em Transportes pela Universidade de Brasília, Brasil, com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal e estágio pós-doutoral em Contabilidade Pública na Universidade de Valência, Espanha; professor adjunto III da Universidade de Brasília, Brasil.

Hellen Rayanne de Brito Reis, Universidade de Brasília

Graduanda em Ciências Contábeis e Atuariais na Universidade de Brasília, Brasil.

Alinie Rocha Mendes, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, Brasil; membro do Laboratório de Pesquisa Public Intelligence (PILAB/UnB) e do Grupo de Pesquisa Public Sector Accounting and Control Research (CSP/UnB).

Citas

BAPTISTA, L. P. Proposta do curso de extensão universitária Ética na Administração Pública. Participação, Brasília, n. 21, p. 67-71, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/23965. Acesso em: 27 jan. 2021.

BARTILOTTI, A. S. et al. Demandas repetitivas: litígios de uma insuficiência política. Interfaces, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 111-116, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18968. Acesso em: 27 jan. 2021.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm. Acesso em: 22 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 22 jan. 2021.

COSTA, A. J. B. et al. Controle Social: oficina temática como metodologia pedagógica para formação de auditor social. Participação, Brasília, n. 26, p. 27-38, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/20810. Acesso em: 27 jan. 2021.

COSTA, A. J. B. et al. Financiamento da mobilidade urbana no DF para Copa de 2014: uso de instrumentos de controle social. In: SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2013.

COSTA, A. J. B. et al. Projeto de extensão “Controle social: aprenda a ser um auditor social”: relato de oficinas temáticas. Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 1-13, 2018. Doi: 10.14393/REE-v17n12018-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41098. Acesso em: 27 fev. 2021.

COSTA, A. J. B.; NASCIMENTO, A. P. S. Educação fiscal: competências e habilidades de um auditor social. In: CONFERÊNCIA SULAMERICANA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL, 5., 2017, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: UnB, 2017. Disponível em: https://conferencias.unb.br/index.php/CCS2017/ccs2017/paper/view/5690. Acesso em: 27 jan. 2021.

FELTRE, C. A atividade de extensão e suas correlações institucionais: os desafios de um observatório de políticas públicas. Participação, Brasília, n. 28, p. 15-22, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/16930. Acesso em: 24 jan. 2021.

FIRME, R. N.; SILVA, P. N. Divulgação científica: analisando modelos de comunicação da ciência e tecnologia e implicações para o letramento científico e tecnológico. Extensio, Florianópolis, v. 13, n. 24, p. 19-36, 2016. Doi: 10.5007/1807-0221.2016v13n24p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2016v13n24p19. Acesso em: 24 jan. 2021.

LIMA, C. F. M. et al. Relato de experiência de educação nutricional para o incentivo do consumo do pescado entre escolares do ensino fundamental em Palmas, Tocantins. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 140-149, 2017. Doi: 10.14393/REE-v16n12017_rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/37874. Acesso em: 27 jan. 2021.

LIMA FILHO, B. F.; GOMES, C. S. A educação como artifício de mudança social e ingresso em universidades públicas. Extensio, Florianópolis, v. 13, n. 22, p. 2-13, 2016. Doi: 10.5007/1807-0221.2016v13n22p2. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2016v13n22p2. Acesso em: 27 jan. 2021.

NOGUEIRA, M. D. P. O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: um ator social em construção. Interfaces, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18932. Acesso em: 27 jan. 2021.

TORLIG, E. G. S.; RESENDE JUNIOR, P. C. Projeto de controle social sob a perspectiva das dimensões da inovação social: uma discussão sobre cocriação e o valor percebido pelos atores sociais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Maringá, 2018. Anais [...]. Maringá, ANPAD, 2018. Disponível em: http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_edicao_subsecao=1570&cod_evento_edicao=93&cod_edicao_trabalho=25631. Acesso em: 27 fev. 2021.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Decanato de Extensão. Folder do Projeto de Extensão Controle Social: aprenda a ser um Auditor Social. Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: http://dex.unb.br/odecanatodeextensao. Acesso em: 27 jan. 2021.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Institucional: História. Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: http://www.unb.br/a-unb/historia?menu=423. Acesso em: 27 jan. 2021.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Anuário Estatístico da UnB 2017. Fundação Universidade de Brasília. Anuário Estatístico 2017, out. 2017. Disponível em: http://www.dpo.unb.br/images/phocadownload/unbemnumeros/anuarioestatistico/Anurio_Estatstico_2017.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

Publicado

2022-06-27

Cómo citar

COSTA, A. de J. B.; REIS, H. R. de B.; MENDES, A. R. Extensão universitária: relato de 10 anos da gênese do projeto "Controle social: aprenda a ser um auditor social”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 118–129, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-63976. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63976. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a