Horta na escola
uma estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Divinópolis, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-54276Palabras clave:
Educação ambiental, Ferramenta didático-pedagógica, HortaliçasResumen
O objetivo do projeto “Horta na escola” foi promover a Educação Ambiental, bem como despertar valores socioambientais, utilizando a horta como estratégia didático-pedagógica, na Escola Estadual Armando Nogueira, em Divinópolis-MG. Participaram das atividades duas turmas do 6º ano (n = 43 alunos), duas turmas do 7º ano (n = 45), duas turmas do 8º (n = 46) e duas turmas do 9º ano (n = 49), correspondendo a um total de 183 estudantes, e quatro professores, além de dois funcionários da escola que auxiliaram na confecção da horta. Além da horta, foi proposta a criação de uma composteira, visando o aproveitamento de resíduos orgânicos provenientes da cozinha escolar. As ações foram conduzidas de forma que os estudantes pudessem participar na preparação dos canteiros, semeadura das hortaliças, confecção e uso da composteira. As atividades permitiram trabalhar diversos conteúdos, como reciclagem de matéria orgânica, nutrição humana, solo e interações ecossistêmicas. Foram ministradas também duas palestras, uma sobre reciclagem e a outra sobre a importância de uma boa alimentação, cada uma envolvendo um montante de 172 e 183 estudantes respectivamente. O projeto de extensão mostrou-se uma importante ferramenta de Educação Ambiental, aumentando o interesse, aprendizado e a conscientização do público envolvido.
Descargas
Citas
ALCÂNTARA, G. Q. et al. A horta pedagógica como ferramenta interdisciplinar no ensino-aprendizagem de geografia. In: SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA (SEDUNI), 4., 2012, Taubaté. Anais [...]. Taubaté: UNITAU, 2012. Disponível em: http://www.unitau.br/enic/trabalhos/DPH1146.pdf. Acesso em: 8 fev. 2020.
APROMAC. Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte. Projeto de Educação Ambiental Parque Cinturão Verde de Cianorte, 2011. Disponível em: http://www.apromac.org.br. Acesso em: 12 jan. 2020.
BARROS, A. T. Implantação de uma horta medicinal como estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Patos-PB, Brasil. Biofar, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 73-82, 2011.
BARROS, L. C.; DAMBROS, G.; MACHADO, D. T. M. Agroecologia na escola: desenvolvimento de atividades agroecológicas na rede pública de ensino de Cachoeira do Sul-RS. Remoa, Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 1.032-1.037, 2012. Doi: 10.5902/223613084232. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/4232. Acesso em: 15 maio 2020.
BERNA, V. S. D. Como trabalhar com projetos em educação ambiental. 2007. Disponível em: www.jornaldomeioambiente.com.br. Acesso em: 12 jan. 2020.
BOHM, F. Z. et al. Utilização de hortas orgânicas como ferramenta para educação ambiental. Revista Luminária, União da Vitória, v. 19, n. 1, 2018. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/luminaria/article/view/1460. Acesso em: 15 abr. 2020.
BOTH, J. P. C. L. A; SENNA, R. R. Compostagem orgânica: “fazer para aprender”, uma experiência de ensino-aprendizagem na Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira – Belém-PA. Cadernos de Agroecologia, Recife, v. 4, n. 1, p. 929-930, 2009. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/3701. Acesso em: 16 maio 2020.
BRANDANI, J.Z. et al. A horta escolar promovendo a educação ambiental e alimentar de crianças da Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa no distrito de Picadinha – Dourados/MS. RealizAção, v.1, n. 2, p. 1-9, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/3275. Acesso em: 15 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Orientações para implantação e implementação da horta escolar. 2009. Disponível em: http://www.redesans.com.br/redesans/horta-2.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, 2010. Doi: 10.22409/resa2010.v3i1.a21103. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21103. Acesso em: 15 maio 2020.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998.
ENO, É. G. J.; LUNA, R. R.; ABREU, L. R. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Reget, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/19538/pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
FIALHO, A. et al. Agroecologia na escola: formação de um núcleo de estudos de produção agroecológica em horta escolar. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 5, n. 10, p. 17.419-17.428, 2019. Doi: /10.34117/bjdv5n10-021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3559. Acesso em: 15 maio 2020.
GENTIL, D. F. O.; SOUZA, R. A. G. Horta escolar: um espaço didático-pedagógico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 51., 2011, Viçosa. Anais [...]. Viçosa: ABH, 201. p. 438-444.
GUIMARÃES, N. F. et al. Horta orgânica como eixo gerador de práticas pedagógicas: um relato ocorrido na associação de pais e amigos dos excepcionais (apae). Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 1, p.1290-1304, 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n1-090. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6000. Acesso em: 15 maio 2020.
IRALA, C. H.; FERNANDEZ, P. M.; RECINE, E. Manual para as escolas. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis – Horta. Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Nutrição. Brasília, 2001.
MANTELLI, J. Educação pela agroecologia: horta escolar. Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 735-741, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22737. Acesso em: 15 maio 2020.
MORGADO, F. S. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 50 f. Monografia (Graduação em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/118768/230911.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 mar. 2020.
POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicol. Esc. Educ. , Maringá, v. 9, n. 2, p. 303-3012, 2005. Doi: 10.1590/S1413-85572005000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2020.
SANTOS, J. F. L.; SANTOS, D. B. Horta um instrumento pedagógico na Escola Municipal Jardim das Flores: uma aliada na educação ambiental. Extensio, Florianópolis, v. 11, n. 17, p. 152-160, 2014. Doi: 10.5007/1807-0221.2014v11n17p152. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2014v11n17p152. Acesso em: 18 maio 2020.
SENAR. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Hortaliças: cultivo de hortaliças raízes, tubérculos, rizomas e bulbos. Brasília: SENAR, 2012.
SILVA, A. V. et al. Projeto horta e compostagem: tratamento de resíduos sólidos em escola pública em Urutaí. Scientific Electronic Archives, Rondonópolis, v. 13, n.1, p.36-41, 2020. Doi: 10.36560/1262019929. Disponível em: https://sea.ufr.edu.br/SEA/article/view/929. Acesso em: 18 maio 2020.
SILVA, L. A. H. et al. Horta natural: cultivar para uma vida saudável através do uso de Bokashi e isenta de agrotóxicos. In: ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE, v. 13, n. 20, São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/1223/1/artigo%206.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005. Doi: 10.1590/S1517-97022005000200010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27977. Acesso em: 15 maio 2020.
SOUZA, J. L. Agricultura orgânica: tecnologias para a produção de alimentos saudáveis. Vitória-ES: INCAPER, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.