Juventude rural e as contribuições do Projeto Transformar de capacitação de jovens rurais no sul de Minas Gerais (2006-2013)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_art01Palabras clave:
Juventude rural, Migração, Sucessão familiar, Políticas públicas, Projeto TransformarResumen
Um dos grandes desafios do meio rural é a continuidade da produção de alimentos e a formação de uma nova geração de agricultores à medida que os filhos abandonam a propriedade. Neste sentido, o propósito deste estudo foi conhecer a realidade em que vivem os jovens rurais do Sul de Minas Gerais e analisar os resultados do Projeto Transformar de capacitação de jovens rurais, com foco na permanência de jovens no campo e na sucessão familiar. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) executou, no período de 2006 a 2013, o referido projeto, voltado para a juventude rural, na faixa etária de 16 a 29 anos. Buscando a combinação de estudos qualitativos e quantitativos, os resultados mostram que grande parte dos jovens rurais participantes do projeto gosta de morar no campo e pretende dar continuidade à atividade agrícola, mas encontra dificuldades para conciliar trabalho e estudo e obter renda própria. As demandas mais relevantes dos jovens são o acesso à renda própria, à terra, à educação no/do campo e melhores condições de vida. Apresentam-se algumas propostas e reflexões para subsidiar o estabelecimento de novas estratégias de trabalho com a juventude rural, evidenciando a necessidade de continuidade de pesquisas sobre o tema. O estudo possibilitou conhecer a realidade em que vivem os jovens rurais do Sul de Minas Gerais e mostrou que o projeto trouxe diversas contribuições para estimular o desenvolvimento e a inserção socioeconômica dos jovens rurais e sua permanência no campo.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, R. Agricultura familiar e serviço público: novos desafios para a extensão rural. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 1, p. 137-157, jan./abr. 1998.
ABRAMOVAY, R. et al. Agricultura familiar e sucessão profissional: novos desafios. Brasília: NEAD/MDA, 2001.
BRUMER, A. A problemática dos jovens rurais na pós-modernidade. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. (Ed.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 35-51.
BRUMER, A.; PANDOLFO, G. C.; CORADINI, L. Gênero e agricultura familiar: projetos de jovens filhos de agricultores familiares na Região Sul do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO G
CAMARANO, A. A.; ABRAMOVAY, R.
CARVALHO, D. M. et al. Perspectivas dos jovens rurais: campo versus cidade. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRA
CASTRO, E. G. Juventude rural: apenas uma palavra ou mais que uma palavra. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIA
_____. (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
_____. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 7, n. 1, p. 179-208, 2009.
_____. Processo de construção da categoria juventude rural como ator político: participação, organização e identidade social. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 26., 2005, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: GT10, 2005b. 1 CD-ROM.
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Projeto básico Transformar. Belo Horizonte, 2007. 16 p.
_____. Projeto Transformar: casos de sucessos dos jovens rurais mineiros. Belo Horizonte, 2010. 104p.
FERRARI, D. L. F. et al. Dilemas e estratégias dos jovens rurais: ficar ou partir? Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 237-271, out. 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: universo, características da população e dos domicílios. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014.
INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS. Questionário SEJA. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS. Campus Inconfidentes, 2013.
LIMA, S. M. V. Juventude rural e as políticas e programas de acesso a terra no Brasil: recomendações para políticas de desenvolvimento para o jovem Rural. Brasília, DF: MDA, 2013. (Estudos Nead, 25).
SCHNEIDER, S. A pluriatividade no meio rural brasileiro: características e perspectivas para investigação. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
SOUZA, A. C. Juventude e educação do campo no município de Alfenas, MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 21., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Edufu, 2012.
SPANEVELLO, R. M. et al. A migração juvenil e implicações sucessórias na agricultura familiar. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 45, n. 2, p. 291-304, out. 2011.
STROPASOLAS, V. L. A crise da sucessão geracional e suas implicações na reprodução social da agricultura familiar. 2011. Disponível em: <http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT5/ GT5_StropasolasV.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.
WANDERLEY, M. N. B.; FAVARETO, A. In: MIRANDA, C.; SILVA, H. (Org.). Concepções da ruralidade contemporânea: as singularidades brasileiras. Brasília, DF: IICA, 2013. p. 413-464.
WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília, DF: MDA, 2005. (Estudos Nead, 7).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.