Juventude rural e as contribuições do Projeto Transformar de capacitação de jovens rurais no sul de Minas Gerais (2006-2013)

Autores

  • Flora Teixeira Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n22016_art01

Palavras-chave:

Juventude rural, Migração, Sucessão familiar, Políticas públicas, Projeto Transformar

Resumo

Um dos grandes desafios do meio rural é a continuidade da produção de alimentos e a formação de uma nova geração de agricultores à medida que os filhos abandonam a propriedade. Neste sentido, o propósito deste estudo foi conhecer a realidade em que vivem os jovens rurais do Sul de Minas Gerais e analisar os resultados do Projeto Transformar de capacitação de jovens rurais, com foco na permanência de jovens no campo e na sucessão familiar. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) executou, no período de 2006 a 2013, o referido projeto, voltado para a juventude rural, na faixa etária de 16 a 29 anos. Buscando a combinação de estudos qualitativos e quantitativos, os resultados mostram que grande parte dos jovens rurais participantes do projeto gosta de morar no campo e pretende dar continuidade à atividade agrícola, mas encontra dificuldades para conciliar trabalho e estudo e obter renda própria. As demandas mais relevantes dos jovens são o acesso à renda própria, à terra, à educação no/do campo e melhores condições de vida. Apresentam-se algumas propostas e reflexões para subsidiar o estabelecimento de novas estratégias de trabalho com a juventude rural, evidenciando a necessidade de continuidade de pesquisas sobre o tema. O estudo possibilitou conhecer a realidade em que vivem os jovens rurais do Sul de Minas Gerais e mostrou que o projeto trouxe diversas contribuições para estimular o desenvolvimento e a inserção socioeconômica dos jovens rurais e sua permanência no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Teixeira Castro, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais; coordenadora técnica regional de bem estar social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do
Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), no Polo Sul de Minas, atuando nas unidades regionais de Alfenas, Guaxupé, Lavras, Passos e Pouso Alegre, Minas Gerais.

Referências

ABRAMOVAY, R. Agricultura familiar e serviço público: novos desafios para a extensão rural. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 15, n. 1, p. 137-157, jan./abr. 1998.

ABRAMOVAY, R. et al. Agricultura familiar e sucessão profissional: novos desafios. Brasília: NEAD/MDA, 2001.

BRUMER, A. A problemática dos jovens rurais na pós-modernidade. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. (Ed.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 35-51.

BRUMER, A.; PANDOLFO, G. C.; CORADINI, L. Gênero e agricultura familiar: projetos de jovens filhos de agricultores familiares na Região Sul do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO G

CAMARANO, A. A.; ABRAMOVAY, R.

CARVALHO, D. M. et al. Perspectivas dos jovens rurais: campo versus cidade. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRA

CASTRO, E. G. Juventude rural: apenas uma palavra ou mais que uma palavra. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIA

_____. (Org.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

_____. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 7, n. 1, p. 179-208, 2009.

_____. Processo de construção da categoria juventude rural como ator político: participação, organização e identidade social. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 26., 2005, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: GT10, 2005b. 1 CD-ROM.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Projeto básico Transformar. Belo Horizonte, 2007. 16 p.

_____. Projeto Transformar: casos de sucessos dos jovens rurais mineiros. Belo Horizonte, 2010. 104p.

FERRARI, D. L. F. et al. Dilemas e estratégias dos jovens rurais: ficar ou partir? Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 237-271, out. 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: universo, características da população e dos domicílios. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014.

INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS. Questionário SEJA. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS. Campus Inconfidentes, 2013.

LIMA, S. M. V. Juventude rural e as políticas e programas de acesso a terra no Brasil: recomendações para políticas de desenvolvimento para o jovem Rural. Brasília, DF: MDA, 2013. (Estudos Nead, 25).

SCHNEIDER, S. A pluriatividade no meio rural brasileiro: características e perspectivas para investigação. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

SOUZA, A. C. Juventude e educação do campo no município de Alfenas, MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 21., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Edufu, 2012.

SPANEVELLO, R. M. et al. A migração juvenil e implicações sucessórias na agricultura familiar. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 45, n. 2, p. 291-304, out. 2011.

STROPASOLAS, V. L. A crise da sucessão geracional e suas implicações na reprodução social da agricultura familiar. 2011. Disponível em: <http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT5/ GT5_StropasolasV.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

WANDERLEY, M. N. B.; FAVARETO, A. In: MIRANDA, C.; SILVA, H. (Org.). Concepções da ruralidade contemporânea: as singularidades brasileiras. Brasília, DF: IICA, 2013. p. 413-464.

WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília, DF: MDA, 2005. (Estudos Nead, 7).

Downloads

Publicado

23-02-2017

Como Citar

CASTRO, F. T. Juventude rural e as contribuições do Projeto Transformar de capacitação de jovens rurais no sul de Minas Gerais (2006-2013). Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 9–40, 2017. DOI: 10.14393/REE-v15n22016_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/33822. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais