Análise do conhecimento nutricional de adolescentes, pré e pós atividade educativa

Autores/as

  • Luciene Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dayane Helena Cardoso Melo Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Juliano Ferreira de Melo Universidade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20532

Palabras clave:

Nutrição, Educação

Resumen

A alimentação saudável na adolescência é um fator determinante para desenvolvimento e manutenção do organismo, com a inserção da Educação Nutricional nesta fase é possível incentivar o hábito alimentar saudável e consequentemente a prevenção de doenças, incentivando a qualidade de vida. O presente trabalho teve por objetivo analisar o grau de conhecimento nutricional de adolescentes pré e pós-atividade educativa, com um grupo de 67 adolescentes, estudantes, com idade entre 12 e 16 anos, selecionados por um projeto institucional. O grupo de alunos foi acompanhado durante um mês, assistindo a palestras educativas sobre: Açúcares, Pirâmide Alimentar, Lipídeos, Dietas da Moda e Transtornos Alimentares. Para avaliação do Conhecimento Nutricional foram utilizados dois questionários que foram respondidos no primeiro e ultimo dia das atividades. Os adolescentes obtiveram pontuação média antes da atividade educativa de 5,94 que corresponde a 49,50% de acerto em pontos. O conhecimento nutricional foi notadamente maior após atividade educativa, onde se observa a média de 7,55 que corresponde a 62,94% de acerto em pontos. Conclui-se dessa forma que há uma relação positiva com os objetivos da pesquisa, demonstrando que o conteúdo didático foi absorvido pelos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-01-27

Cómo citar

ALVES, L.; CARDOSO MELO, D. H.; FERREIRA DE MELO, J. Análise do conhecimento nutricional de adolescentes, pré e pós atividade educativa. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.14393/REE-v8n22009-20532. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20532. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a