Influência da educação nutricional aplicada a gestantes em sala de espera do pré-natal

Autores

  • Luciene Alves Delzuite Carmelita Pereira e Paulo César Pereira Alves
  • Daniela Cristina Silva
  • Sylvana de Araújo Barroz Luz
  • Patrícia Maria Vieira
  • Valéria Siqueira Roque

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20799

Palavras-chave:

Educação, Nutrição, Gestantes

Resumo

O estudo investigou a atividade de educação nutricional com gestantes em sala de espera. Foram acompanhadas 16 gestantes, durante sete meses, participando de atividades lúdicas e de grupos discussão. As gestantes auto responderam um questionário de caráter controlado, para caracterização do público alvo e a avaliação do Conhecimento Nutricional. A variação do conhecimento nutricional após a atividade educativa mostrou um aumento 11,8% (p= 0, 004) desse conhecimento quando comparado com a porcentagem de acerto antes da atividade educativa, confirmando a hipótese de que as gestantes participantes da pesquisa melhoraram o grau de conhecimento nutricional com atividade em sala de espera. O resultado obtido na aplicação desta escala sugere uma relação positiva entre os resultados do Conhecimento Nutricional pré e pós-atividade educativa, pela inserção da atividade de educação nutricional com as gestantes na sala de espera, valorizando ações de intervenção na promoção da saúde aumentando o conhecimento nutricional das gestantes.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luciene Alves, Delzuite Carmelita Pereira e Paulo César Pereira Alves
    Nutricionista, Mestre em Educação Superior pelo Centro Universitário do Triângulo Mineiro (2007) e cursa o Doutorado em Educação (início em 2009) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal do Triângulo Mineiro na área de Alimentação Coletiva. Possui expereriência profissional em Docência, Alimentação Coletiva e Saúde Coletiva.
  • Daniela Cristina Silva
    Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.
  • Sylvana de Araújo Barroz Luz
    Nutricionista. Mestre em Saúde da Criança pela Universidade Federal de Alagoas, Docente do Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.
  • Patrícia Maria Vieira
    Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, Docente do Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.
  • Valéria Siqueira Roque
    Mestre em Ciências e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, Docente do Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

Downloads

Publicado

09-08-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ALVES, Luciene; SILVA, Daniela Cristina; DE ARAÚJO BARROZ LUZ, Sylvana; VIEIRA, Patrícia Maria; SIQUEIRA ROQUE, Valéria. Influência da educação nutricional aplicada a gestantes em sala de espera do pré-natal. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REE-v11n12012-20799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20799. Acesso em: 8 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)