A importância e a influência dos projetos de extensão na formação do engenheiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-75357Palavras-chave:
Extensão, Projetos, Ações, Discentes, Docentes, EngenheiroResumo
Este trabalho utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa dos projetos de extensão nos cursos de Engenharia do Brasil, nas principais universidades federais/estaduais do país, visando instigar uma discussão acerca da sua importância e influência na formação dos estudantes. Assim, foram analisados dados da quantidade de projetos, bem como discentes, docentes e áreas temáticas das ações, além da realização de uma roda de conversa com estudantes de diferentes regiões do país. A partir dos dados anuais levantados, verificou-se que a pandemia de COVID-19 teve um impacto negativo na maior parte das regiões brasileiras, o que explica a baixa quantidade de projetos. No entanto, em 2022, esse número volta a crescer. A região Sudeste, a mais desenvolvida economicamente, foi a menos impactada pela pandemia. Esse cenário está relacionado aos investimentos em educação e à priorização das ações das universidades, refletindo as condições socioeconômicas da região. Nesse sentido, foram observadas ações com foco, principalmente, nas áreas de tecnologia e produção, meio ambiente e educação. Por fim, este trabalho almeja um cenário positivo para o Brasil nos próximos anos, devido ao reforço da Resolução CNE nº 07/2018, que permite visibilidade às necessidades de profissionais do mundo do trabalho cada vez mais qualificados e multidisciplinares.
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