Extensão na pós-graduação
avanços necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-73722Palavras-chave:
Extensão universitária, Pós-graduação, PesquisaResumo
A interação entre extensão, pesquisa e pós-graduação apresenta um desafio contínuo para as instituições de ensino superior (IES) dedicadas a cumprir seu papel social, formando profissionais capazes de atender às necessidades contemporâneas e antever futuros para a sociedade. Este artigo explora o equívoco comum nas instituições educacionais que limitam a pesquisa exclusivamente ao âmbito da pós-graduação, destacando seu potencial como meio de qualificação profissional além da dimensão técnico-científica. Ele enfatiza a importância da integração entre aspectos teóricos e práticos voltados para as necessidades sociais. O caminho para integrar atividades de extensão no espaço de produção do conhecimento enfrenta numerosos desafios devido às estruturas arraigadas na cultura do ensino superior brasileiro, que perpetua um modelo de educação fragmentado, baseado em um cientificismo superficial. Contudo, este texto evidencia esforços de várias instituições nacionais para ilustrar como essa integração é crucial no desenvolvimento de um ensino superior que busca não apenas a excelência acadêmica, mas também o comprometimento social. Essa abordagem representa um investimento no futuro, preparando a próxima geração de pesquisadores para enfrentar os desafios complexos e urgentes da sociedade com sabedoria, empatia e soluções práticas. Assim, a integração da extensão à pesquisa e à pós-graduação não é apenas um ideal, mas uma necessidade para uma academia verdadeiramente impactante e relevante.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/diario-oficial-da-uniao. Acesso em: 12 fev. 2024.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
KUMAR, R. Research methodology: a step-by-step guide for beginners. 4. ed. Londres: SAGE Publications Ltd, 2014.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hélder Eterno da Silveira, Olgamir Amância Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.