The importance and influence of extension projects in the education of engineers
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-75357Keywords:
Curricularization os Extension, Projects, Actions, Students, Professor, EngineerAbstract
This paper takes a quantitative and qualitative approach to examining engineering course extension projects at Brazil’s leading federal and state universities. The aim is to stimulate discussion about the importance and influence of these projects on student education. Data on the number of projects was analyzed, as well as on students, professors, and thematic areas of the actions, was analyzed. In addition, a round table was held with students from different regions of the country. Based on the annual data collected, it was found that the number of projects had decreased in most Brazilian regions due to the negative impact of the COVID-19 pandemic. However, this number increased again in 2022. The Southeast, the most economically developed region, was the least impacted by the pandemic. This is related to investments in education and the prioritization of actions by universities, reflecting the region’s socioeconomic conditions. In this sense, actions focused mainly on technology, production, the environment and education were observed. Finally, this study longs for a positive scenario for Brazil in the coming years, due to the reinforcement of CNE Resolution 07/2018, which highlights the needs for increasingly qualified and multidisciplinary professionals.
Downloads
References
#14/ESPECIAL: Do rio Ailã ao arroio Chuí através das universidades. [S. l.]: Papo de Universitário, 6 fev. 2024. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3t9BqumOp43JdhGaniCWiw?si=HhrIpxBNSq-+BExEHW0SDyQ&nd=1&dlsi=1ab751ac5d7842a7. Acesso em: 25 abr. 2025.
AMANHÃ. Economia do Sul expande 1,2% em 2022, a menor taxa do país. Amanhã, Porto Alegre, 9 mar. 2023. Disponível em: https://amanha.com.br/categoria/brasil/economia-do-sul-expande-1-2-em-2022-a-menor-taxa-do-pais. Acesso em: 18 dez. 2023.
AZEVEDO, M. Nas últimas duas décadas, Governo Bolsonaro é o que mais cortou em recursos de educação e ciência: além do baixo investimento, o governo Jair Bolsonaro (PL) também foi o que mais fez cortes no MEC e no MCT desde 1999. UOL, 2022. Disponível em: https://jc.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2022/12/15138129-governo-atual-e-o-que-mais-cortou-em-recursos-de-educacao-e-ciencia.html. Acesso em: 18 dez. 2023.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto n° 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferencia, ao systema universitario, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização technica e administrativa das universidades é instituida no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Rio de Janeiro, RJ, 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 dez. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES n° 576, de 9 de agosto de 2023. Revisão da Resolução CNE/CES n° 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/normas-classificadas-por-assunto/extensao-na-educacao-superior-brasileira#:~:text=Parecer%20CNE%2FCES%20n%C2%BA%20576%2F2023%2C%20aprovado%20em%209%20de,Educa%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%93%20PNE%202014-2024%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 11 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n° 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2665. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL Escola. Enem 2023: região Nordeste concentra mais redações nota 1.000. Terra, São Paulo, 16 jan. 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem/enem-2023-regiao-nordeste-concentra-mais-redacoes-nota-1000,7792a3b7cb2ad67fa6a98eb192d9d86dw1ir1jad.html. Acesso em: 18 jan. 2024.
RUSSI, A. Das 5 regiões, apenas economias do Norte e do Centro-Oeste cresceram em 2020. CNN Brasil, Brasília, 4 mar. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/das-5-regioes-apenas-economias-do- norte-e-do-centro-oeste-cresceram-em-2020/. Acesso em: 18 dez. 2023.
ESTADÃO Conteúdo. FMI lista as 20 maiores economias do mundo em 2023; veja posição do Brasil. CNN Brasil, São Paulo, 18 dez. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/fmi-lista-as-20-maiores-economias-do- mundo-em-2023-veja-posicao-do-brasil/. Acesso em: 28 dez. 2023.
ISAE Escola de Negócios. As competências do futuro segundo o Fórum Econômico Mundial. ISAE Brasil, 2023. Disponível em: https://isaebrasil.com.br/carreira/as-competencias-do-futuro/. Acesso em: 13 dez. 2023.
LYU, W.; LIU, J. Soft skills, hard skills: what matters most? Evidence from job postings. Applied Energy, Amsterdam, v. 300, p. 117307, 15 out. 2021. DOI 10.1016/j.apenergy.2021.117307. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306261921007194. Acesso em: 25 abr. 2025.
FERRARI, H.; NAPOLI, E. Seca no Norte reduz atividade econômica e pode impactar a inflação. Poder 360, Brasília, 7 out. 2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/seca-no-norte-reduz-atividade-economica-e-pode-impactar-a-inflacao/. Acesso em: 18 dez. 2023.
OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. OPAS, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 1 nov. 2024.
FRANCO, A. Nordeste tem maior número de notas mil na redação do Enem, mas não é de agora que a região se destaca quando o assunto é educação. Revista Afirmativa, 16 fev. 2023. Disponível em: https://revistaafirmativa.com.br/nordeste-tem-maior-numero-de-notas-mil-na-redacao-do-enem-mas-nao-e-de-agora-que-a-regiao-se-destaca-quando-o-assunto-e-educacao/#:~:text=educa%C3%A7%C3%A3o%20%2D%20Revista%20Afirmativa-,Nordeste%20tem%20maior%20n%C3%BAmero%20de%20notas%20mil%20na%20reda%C3%A7%C3%A3o%20do,quando%20o%20assunto%20%C3%A9%20educa%C3%A7%C3%A3o&text=Imagem%3A%20Shutterstock-,Na%20%C3%BAltima%20quinta%2Dfeira%20(9)%2C%20o%20Instituto%20Nacional,do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20(Enem)%202022. Acesso em: 20 dez. 2023.
FM2S Educação e Consultoria. Engenheiro: conheça os detalhes da profissão e como se destacar no mercado. FM2S, Campinas, 4 maio 2023. Disponível em: https://www.fm2s.com.br/blog/engenheiro. Acesso em: 10 dez. 2023.
SCHULZ, B. The importance of soft skills: education beyond academic knowledge. Nawa: Journal of Language and Communication, v. 2, n. 1, p. 146-154, jun. 2008. DOI 10.1016/0006-3207(93)90452-7. Disponível em: https://ir.nust.na/server/api/core/bitstreams/53056486-f186-4d65-96b4-70fe0b9f8e91/content. Acesso em: 11 set. 2024.
SENADO NOTÍCIAS. Proporção de jovens cresce no maior eleitorado da história. Senado Notícias, Brasília, 15 jul. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/07/15/proporcao-de-jovens-cresce-no-maior-eleitorado-da-historia. Acesso em: 20 dez. 2023.
SILVEIRA, H. E.; FERREIRA, O. A. Extensão na pós-graduação: avanços necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil. Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 1-22, jan./jun. 2024. DOI 10.14393/REE-v23n12024-73722. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/73722. Acesso em: 7 set. 2024.
UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Áreas temáticas e linhas de extensão. Depext, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.depext.uerj.br/wp-content/uploads/2020/04/1.1.1-areas-tematicas-linhas-extensao.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNILA. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Extensão e pandemia: relatos de extensionistas sobre suas ações no primeiro ano de pandemia. UNILA, Foz do Iguaçu, 2022. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/proex/comunica_extensao/publicacoes-proex/Ebook-Extensao-e-Pandemia.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.
UNIT. Centro Universitário Tiradentes. Profissão engenheiro: quais são as opções de carreira. UNIT, Aracaju, 1 out. 2022. Disponível em: https://www.unit.br/blog/profissao-engenheiro-quais-sao-as-opcoes-de-carreira. Acesso em: 10 dez. 2023.
UNIT. Centro Universitário Tiradentes. Como a extensão universitária surgiu no Brasil. UNIT, Aracaju, 8 jun. 2021. Disponível em: https://portal.unit.br/blog/noticias/como-a-extensao-universitaria-surgiu-no-brasil/. Acesso em: 10 dez. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Isabela Sudano Amon de Lima, Sandra Cristina Dantas, Priscila Pereira Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


