Comida, arte e atividades lúdicas
relato de experiência de um projeto vivenciado em uma instituição com crianças em vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57589Palavras-chave:
Crianças, Educação, Comida, Nutrição, SaúdeResumo
Atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) visam promover maior autonomia para adesão de hábitos alimentares saudáveis dentro do contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada e garantir a segurança alimentar e nutricional. O objetivo deste artigo é descrever a experiência de um projeto realizado com pré-escolares e escolares, em Juiz de Fora Minas Gerais, entre julho de 2017 e dezembro de 2019, atendendo crianças com a faixa etária entre 6 e 11 anos na Associação de Assistência Social João Emilio. O projeto foi desenvolvido por meio das seguintes atividades: criação e/ou adaptação de jogos e brincadeiras ao tema “alimentação”, oficinas culinárias, músicas, colagens, confecção de painéis, mostra de alimentos, rodas de conversa e uso de cerâmica artesanal para confecção de utilitários. O preparo e realização de todas essas atividades foram um trabalho coletivo, no qual as crianças e adolescentes foram estimuladas a terem uma alimentação mais saudável de maneira lúdica e descontraída, proporcionando prazer, bem-estar e troca de saberes.
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