Horta na escola

uma estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Divinópolis, Minas Gerais

Autores

  • Alysson Rodrigo Fonseca e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriella Ribeiro Coelho Melo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mariana Caetano Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Martins Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-54276

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ferramenta didático-pedagógica, Hortaliças

Resumo

O objetivo do projeto “Horta na escola” foi promover a Educação Ambiental, bem como despertar valores socioambientais, utilizando a horta como estratégia didático-pedagógica, na Escola Estadual Armando Nogueira, em Divinópolis-MG. Participaram das atividades duas turmas do 6º ano (n = 43 alunos), duas turmas do 7º ano (n = 45), duas turmas do 8º (n = 46) e duas turmas do 9º ano (n = 49), correspondendo a um total de 183 estudantes, e quatro professores, além de dois funcionários da escola que auxiliaram na confecção da horta. Além da horta, foi proposta a criação de uma composteira, visando o aproveitamento de resíduos orgânicos provenientes da cozinha escolar. As ações foram conduzidas de forma que os estudantes pudessem participar na preparação dos canteiros, semeadura das hortaliças, confecção e uso da composteira. As atividades permitiram trabalhar diversos conteúdos, como reciclagem de matéria orgânica, nutrição humana, solo e interações ecossistêmicas. Foram ministradas também duas palestras, uma sobre reciclagem e a outra sobre a importância de uma boa alimentação, cada uma envolvendo um montante de 172 e 183 estudantes respectivamente. O projeto de extensão mostrou-se uma importante ferramenta de Educação Ambiental, aumentando o interesse, aprendizado e a conscientização do público envolvido.

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Biografia do Autor

Alysson Rodrigo Fonseca e Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Ciências (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, Brasil; professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Gabriella Ribeiro Coelho Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil.

Mariana Caetano, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

 

Ana Paula Martins Fonseca, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos de Linguagens no Centro Tecnológico Federal de Minas Gerais, Brasil; professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

SILVA, A. R. F. e; MELO, G. R. C.; CAETANO, M.; FONSECA, A. P. M. Horta na escola: uma estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Divinópolis, Minas Gerais. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 20, n. 1, p. 122–136, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-54276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/54276. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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