O papel do ensino por projetos na construção de conhecimento científico: trabalhando conceitos de educação ambiental utilizando formigas como objeto de estudo

Autores

  • Talita Martins Faria Luciana Martins de Oliveira Faria
  • Bruna Alves de Brito
  • Sandro Mayrink Paula
  • Viviane de Souza Matos
  • Daniella Reis Fernandes Teles
  • Tatiana Mordente Clemente
  • Inácio José de Melo Teles e Gomes
  • Ana Maria de Oliveira Cunha

Palavras-chave:

Ensino por Projetos, Ciências, Educação Ambiental

Resumo

A formação das crianças e dos jovens deve contribuir para que estes sejam cidadãos responsáveis pelos seus atos, e mais críticos e exigentes, para que promovam futuramente o bem-estar da sociedade. O Ensino de Ciências, bem como a Educação Ambiental (EA), são importantes formas de se atingir estes objetivos, e um dos meios de promover o Ensino de Ciências e trabalhar com EA é a aplicação do Ensino por Projetos, através do qual o professor utiliza uma abordagem de discussão coletiva crítica e reflexiva, permitindo que os alunos convivam com a diversidade de opiniões, tornando a aprendizagem mais significativa. O projeto apresentado no presente estudo se caracterizou como uma atividade de extensão universitária, que objetivou promover a construção do conhecimento científico sobre o mundo das formigas, bem como introduzir conceitos de preservação ambiental para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Diante da relevância creditada ao Ensino por Projetos, o presente estudo tem por finalidade difundir essa crescente prática pedagógica, estimulando e subsidiando outras iniciativas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Como Citar

MARTINS FARIA, T.; ALVES DE BRITO, B.; PAULA, S. M.; DE SOUZA MATOS, V.; REIS FERNANDES TELES, D.; MORDENTE CLEMENTE, T.; DE MELO TELES E GOMES, I. J.; DE OLIVEIRA CUNHA, A. M. O papel do ensino por projetos na construção de conhecimento científico: trabalhando conceitos de educação ambiental utilizando formigas como objeto de estudo. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 11, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20778. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)