O papel do ensino por projetos na construção de conhecimento científico: trabalhando conceitos de educação ambiental utilizando formigas como objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n12012-20778Palavras-chave:
Ensino por Projetos, Ciências, Educação AmbientalResumo
A formação das crianças e dos jovens deve contribuir para que estes sejam cidadãos responsáveis pelos seus atos, e mais críticos e exigentes, para que promovam futuramente o bem-estar da sociedade. O Ensino de Ciências, bem como a Educação Ambiental (EA), são importantes formas de se atingir estes objetivos, e um dos meios de promover o Ensino de Ciências e trabalhar com EA é a aplicação do Ensino por Projetos, através do qual o professor utiliza uma abordagem de discussão coletiva crítica e reflexiva, permitindo que os alunos convivam com a diversidade de opiniões, tornando a aprendizagem mais significativa. O projeto apresentado no presente estudo se caracterizou como uma atividade de extensão universitária, que objetivou promover a construção do conhecimento científico sobre o mundo das formigas, bem como introduzir conceitos de preservação ambiental para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Diante da relevância creditada ao Ensino por Projetos, o presente estudo tem por finalidade difundir essa crescente prática pedagógica, estimulando e subsidiando outras iniciativas afins.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Talita Martins Faria, Bruna Alves de Brito, Sandro Mayrink Paula, Viviane de Souza Matos, Daniella Reis Fernandes Teles, Tatiana Mordente Clemente, Inácio José de Melo Teles e Gomes, Ana Maria de Oliveira Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.