Formação continuada de professores de ciências: uma proposta em implementação

Autores

  • Fabiana Cardoso Urzetta Giuseppe Urzetta e Lecy Cardoso Urzetta
  • Maria Aparecida Guerra Lage
  • Ana Maria de Oliveira Cunha João José de Oliveira e Antônia Ferreira de Paula Oliveira

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática Docente, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de formação continuada de professores intitulada "O potencial de uma proposta coletiva para o ensino de Biologia, na transformação da prática docente dos professores de Ciências do Ensino Fundamental�?, onde estão envolvidos professores pesquisadores de conteúdos pedagógicos e específicos da área de Biologia, vinculados ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia; professores de Ciências do Ensino Fundamental; graduandos do curso de Ciências Biológicas e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Educação. A referida ação, coordenada por professores pesquisadores, foi organizada em seis grupos temáticos de discussão nas seguintes áreas do Ensino de Biologia: Biologia Animal; Biologia Celular e Corpo Humano; Biologia Molecular; Biologia Vegetal; Ecologia e Educação Ambiental. O envolvimento desses vários segmentos promete resultados valiosos, a partir da construção coletiva de uma proposta que possibilite uma interlocução da experiência docente com os conhecimentos academicamente produzidos, onde cada educador é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. A sua relevância está em possibilitar a socialização de vivências entre professores de Ciências do Ensino Fundamental e os professores pesquisadores do Ensino Superior e assim, duas realidades tão distintas, a Escola e a Universidade se aproximam e partilham conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Cardoso Urzetta, Giuseppe Urzetta e Lecy Cardoso Urzetta

Graduação em Ciências Biológicas pela Univesidade Federal de Uberlândia. Especialização em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACE/UFU. Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino.

Maria Aparecida Guerra Lage

Possui graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena (1990) e Bacharelado (1995), pela Universidade Federal de Uberlândia; Especializações em Ciências Biológicas (1995) e Metodologias de Ensino (2006) e, Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (2000) pela Universidade Federal de Uberlândia . Atualmente é professora efetiva de Biologia da Escola Estadual de Uberlândia.Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Ana Maria de Oliveira Cunha, João José de Oliveira e Antônia Ferreira de Paula Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1970), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2010-10-15

Como Citar

CARDOSO URZETTA, F.; GUERRA LAGE, M. A.; DE OLIVEIRA CUNHA, A. M. Formação continuada de professores de ciências: uma proposta em implementação. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20525. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)