Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75813

Palavras-chave:

Educação no quilombo, Memórias, Educação para as relações étnico-raciais, Saber/fazer, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade estabelecer relações entre a brincadeira da amarelinha e o processo de construção da tese de doutorado da primeira autora. O artigo apresenta o cenário do jogo da amarelinha imbricado com a pesquisa da tese. As lembranças da pesquisadora teceram o presente trabalho com vieses étnico-raciais da educação. Apresentamos a metodologia com base nas memórias e nas lembranças.

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Biografia do Autor

Olindina Nascimento Serafim, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; com período sanduíche em The State University of New Jersey - New Brunswick, Estados Unidos; estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa, Portugal; professora na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Etnomatemática da Universidade Federal Fluminense (GETUFF).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SERAFIM, O. N.; FANTINATO, M. C. de C. B. Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 556–565, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75813. Acesso em: 22 dez. 2024.