Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-75813Palavras-chave:
Educação no quilombo, Memórias, Educação para as relações étnico-raciais, Saber/fazer, AprendizagemResumo
O presente trabalho tem como finalidade estabelecer relações entre a brincadeira da amarelinha e o processo de construção da tese de doutorado da primeira autora. O artigo apresenta o cenário do jogo da amarelinha imbricado com a pesquisa da tese. As lembranças da pesquisadora teceram o presente trabalho com vieses étnico-raciais da educação. Apresentamos a metodologia com base nas memórias e nas lembranças.
Downloads
Referências
BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 30 set. 2024.
CUNHA, H. J. Educação e afrodescendência no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, 2008.
FLICK, U. Introdução á metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FREITAG, M. E. C. V. O brincar na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
KAUFMANN, J. C. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S; PASSOS, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2005.
SERAFIM, O. S. N.; FANTINATO, M. C. Prática docente quilombola e os impactos da pandemia na educação. RELVA, Juara, v. 8, n. 1, p. 78-100, jan./jun. 2021. DOI 10.30681/relva.v8i1.5524. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/5524. Acesso em: 3 jun. 2024.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, Brasília, n. 67, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://docentes.ifrn.edu.br/julianaschivani/disciplinas/midias-educacionais/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-201censino201d-remoto/view https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
SERAFIM, O. C. N. Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do Espírito Santo: aquilombar para aprender e ensinar. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27223. Acesso em: 30 set. 2024.
SERAFIM, O. N. Educação escolar quilombola: memória, vivência e saberes das comunidades quilombolas do Sapê do Norte, Escola de São Jorge. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olindina Nascimento Serafim, Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.