Educação do Campo e Ecologia de Saberes

reflexões e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73948

Palavras-chave:

Integração de saberes, Conhecimentos, Formação integral, Escola do campo, Pedagogia da alternância

Resumo

O presente trabalho constrói provocações acerca da importância de uma visão integral dos conhecimentos que envolvem o processo de formação na educação do campo, partindo do princípio de que o campo é um território de grande diversidade epistemológica, que ao longo do tempo foi marginalizado a partir do avanço do conhecimento científico sobre os conhecimentos tradicionais/populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada teoricamente em Santos (2010), Freire (2014), Caldart (2012) e Arroyo (1999) que muito contribuem para uma compreensão dos temas em questão. Esta produção evidencia que o processo de formação na educação do campo é propício para uma integração dos diversos saberes que constituem o ser humano e a sua realidade, sendo a ecologia de saberes uma perspectiva que contribui para a práxis de um currículo que dialoga com o território de inserção dos/das sujeitos/as, contribuindo na construção de uma consciência crítica e emancipatória.

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Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor no Movimento de Educação Promocional de Educação do Espírito Santo, Brasil; coordenador do Centro de Formação e Reflexão. 

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

POMUCHENQ, F. J. M.; LOCATELLI, A. B. Educação do Campo e Ecologia de Saberes: reflexões e aproximações. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 361–381, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73948. Acesso em: 22 dez. 2024.