Educação do Campo e Ecologia de Saberes
reflexões e aproximações
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73948Palavras-chave:
Integração de saberes, Conhecimentos, Formação integral, Escola do campo, Pedagogia da alternânciaResumo
O presente trabalho constrói provocações acerca da importância de uma visão integral dos conhecimentos que envolvem o processo de formação na educação do campo, partindo do princípio de que o campo é um território de grande diversidade epistemológica, que ao longo do tempo foi marginalizado a partir do avanço do conhecimento científico sobre os conhecimentos tradicionais/populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada teoricamente em Santos (2010), Freire (2014), Caldart (2012) e Arroyo (1999) que muito contribuem para uma compreensão dos temas em questão. Esta produção evidencia que o processo de formação na educação do campo é propício para uma integração dos diversos saberes que constituem o ser humano e a sua realidade, sendo a ecologia de saberes uma perspectiva que contribui para a práxis de um currículo que dialoga com o território de inserção dos/das sujeitos/as, contribuindo na construção de uma consciência crítica e emancipatória.
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