Educação do Campo e Ecologia de Saberes

reflexões e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73948

Palavras-chave:

Integração de saberes, Conhecimentos, Formação integral, Escola do campo, Pedagogia da alternância

Resumo

O presente trabalho constrói provocações acerca da importância de uma visão integral dos conhecimentos que envolvem o processo de formação na educação do campo, partindo do princípio de que o campo é um território de grande diversidade epistemológica, que ao longo do tempo foi marginalizado a partir do avanço do conhecimento científico sobre os conhecimentos tradicionais/populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada teoricamente em Santos (2010), Freire (2014), Caldart (2012) e Arroyo (1999) que muito contribuem para uma compreensão dos temas em questão. Esta produção evidencia que o processo de formação na educação do campo é propício para uma integração dos diversos saberes que constituem o ser humano e a sua realidade, sendo a ecologia de saberes uma perspectiva que contribui para a práxis de um currículo que dialoga com o território de inserção dos/das sujeitos/as, contribuindo na construção de uma consciência crítica e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor no Movimento de Educação Promocional de Educação do Espírito Santo, Brasil; coordenador do Centro de Formação e Reflexão. 

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Referências

ALMEIDA, V. Possibilidades e limites da produção curricular: um estudo de caso em um Centro Familiar de Formação em Alternância (CEFFA) do município de São Mateus – ES. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=12115. Acesso em: 9 jun. 2024.

ARROYO, M. G. A Educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M (org.). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999. p. 13-52.

ARROYO. M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BARBOSA, A. P. C. A educação ambiental no currículo da escola família agrícola. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus, 2018. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=11884. Acesso em: 9 jun. 2024.

BEGNAMI, J. B. BURGHGRAVE, T. Mediações didáticas da pedagogia da alternância: Volume I Mediações de pesquisa e compartilhamento de saberes. Nova Friburgo: Pragma Livros, 2023.

BEGNAMI, J. B. JUSTINO, É. F. Formação por alternância na educação do campo. 2. ed. Marília: Lutas Anticapital, 2023.

BRASIL. Marco de Referência da Educação Popular para as políticas públicas. Brasília: Njobs Comunicação, 2014. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/marco_de_referencia_da_educacao_popular.pdf. Acesso em: 1º jun. 2023.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 257-265.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (org.). O sentido da escola. Petrópolis: DP&A, 2008. p. 15-35.

JADEJISKI, R. R.; FOERSTE, E. Centros Estaduais Integrados de Educação Rural: vivências e diálogos com a produção de conhecimento. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 9, n. 30, 2023. DOI 10.21920/recei72023930518532. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5125. Acesso em: 11 jun. 2024.

JESUS, J. G. Formação de professores na pedagogia da alternância: saberes e fazeres do campo. Vitória: GM, 2011.

LIMA, A. F. O ensino de filosofia em perspectiva interdisciplinar no complexo integrado de educação em Itamaraju, BA. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2017. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=11250. Acesso em: 9 jun. 2024.

LÍRIO, M. M. O MST como lócus de pressão e proposição de políticas públicas voltadas para educação do campo no norte do Espírito Santo (2003-2016). 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=10461. Acesso em: 9 jun. 2024.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 324 - 331.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MUNARIM, A. Educação do campo: uma construção histórica. Revista da Formação por Alternância: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, n. 1, v. 6-12, 2005.

OLIVEIRA, E. B. A interdisciplinaridade na perspectiva de integrar as disciplinas da área de ciências da natureza e matemática. 2016. 224 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=9570. Acesso em: 9 jun. 2024.

OLIVEIRA, S. O ensino de filosofia na pedagogia da alternância: desafios e perspectivas numa escola do noroeste do Espírito Santo. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2016. Disponível em: https://ensinonaeducacaobasica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEEB/detalhes-da-tese?id=9636. Acesso em: 9 jun. 2024.

POMUCHENQ, F. J. M.; ALBANI, R.; FERNANDES, N. R. Educação do Campo: Reflexão em torno de uma perspectiva transformadora. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRABALHO, CONTRA-HEGEMONIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 2016, Salvador. Anais [...]. Salvador: UNEB, 2016.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

POMUCHENQ, F. J. M.; LOCATELLI, A. B. Educação do Campo e Ecologia de Saberes: reflexões e aproximações. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 361–381, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73948. Acesso em: 8 nov. 2024.