Agroecologia e convivência com o Semiárido

um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Nilton César Silva dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Camila Morais de Ramos Universidade Federal da Paraíba
  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-1889-5274

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67969

Palavras-chave:

Educação contextualizada, Semiárido, História Oral

Resumo

Este relato de experiência foi produzido a partir de uma roda de conversa sobre agroecologia realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sumé, Paraíba. O estudo teve por objetivo discutir os princípios da agroecologia, bem como evidenciar as diferenças e contradições dela com o agronegócio. Participaram da roda de conversa estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, bem como estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, ofertado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Para introduzir o debate, propomos o diálogo sobre memórias de práticas vivenciadas pelos estudantes e familiares deles com a agricultura familiar no território. Após, discutimos o conceito da agroecologia, os princípios e a importância dela na sociedade contemporânea. A experiência despertou o interesse de estudantes e professores pelo tema, principalmente, com ênfase no que se refere às práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido.

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Biografia do Autor

Nilton César Silva dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Camila Morais de Ramos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professora da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SANTOS, N. C. S. dos; RAMOS, C. M. de; LIMA, A. S. de. Agroecologia e convivência com o Semiárido: um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 374–383, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67969. Acesso em: 16 nov. 2024.