Agroecologia e convivência com o Semiárido

um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Nilton César Silva dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Camila Morais de Ramos Universidade Federal da Paraíba
  • Aldinete Silvino de Lima Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-1889-5274

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67969

Palavras-chave:

Educação contextualizada, Semiárido, História Oral

Resumo

Este relato de experiência foi produzido a partir de uma roda de conversa sobre agroecologia realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sumé, Paraíba. O estudo teve por objetivo discutir os princípios da agroecologia, bem como evidenciar as diferenças e contradições dela com o agronegócio. Participaram da roda de conversa estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, bem como estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, ofertado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Para introduzir o debate, propomos o diálogo sobre memórias de práticas vivenciadas pelos estudantes e familiares deles com a agricultura familiar no território. Após, discutimos o conceito da agroecologia, os princípios e a importância dela na sociedade contemporânea. A experiência despertou o interesse de estudantes e professores pelo tema, principalmente, com ênfase no que se refere às práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido.

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Biografia do Autor

  • Nilton César Silva dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Camila Morais de Ramos, Universidade Federal da Paraíba

    Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

  • Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professora da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

SANTOS, Nilton César Silva dos; RAMOS, Camila Morais de; LIMA, Aldinete Silvino de. Agroecologia e convivência com o Semiárido: um diálogo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 374–383, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67969. Acesso em: 3 maio. 2025.