Experiência de formação remota de lideranças comunitárias no SUS durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Yasmin Maria Sátiro Cruz Tavares Universidade Federal da Paraíba
  • Ruth Maria Mendonça Anacleto Universidade Federal da Paraíba
  • Daiana de Paiva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Daniella de Souza Barbosa Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-3533-146X

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66867

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Popular em Saúde, Lideranças comunitárias, Participação popular, Rodas de conversa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fomentar espaços formativos de lideranças comunitárias, sob a dimensão político-pedagógica da Educação Popular em Saúde (EPS), para o exercício pleno e equitativo dos princípios de participação popular e do controle social nos espaços que compõem a Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de João Pessoa-PB. A experiência do curso se deu por meio da realização de 11 encontros virtuais realizados via plataforma Google Meet, de modo semanal, durante três meses consecutivos, das quais participaram 11 facilitadores externos que trabalham a EPS de forma teórico-prática, 4 docentes e 4 extensionistas e 51 cursistas. Como resultado, percebeu-se que o projeto auxiliou na formação de possíveis lideranças comunitárias e na ideação de um futuro a partir de um ensino-aprendizagem problematizador, direcionado para a realidade na qual esses atores estão inseridos, despertando em todos os envolvidos um sentimento de “esperançar”. Conclui-se que o curso, por meio da troca de saberes e de práticas populares, comprovou a eficácia da EPS como potente instrumento de fortalecimento e efetivação da participação popular em saúde no SUS, favorecendo a formação de lideranças comunitárias, mesmo a partir do ensino remoto.

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Biografia do Autor

Yasmin Maria Sátiro Cruz Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Medicina na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ruth Maria Mendonça Anacleto, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Medicina na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Daiana de Paiva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Nutrição na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Daniella de Souza Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora adjunta no Centro de Ciências Médicas, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Educação e Cuidado em Saúde (GPECS/CCM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (NESC/CCS).

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Publicado

05-11-2022

Como Citar

TAVARES, Y. M. S. C.; ANACLETO, R. M. M.; GOMES, D. de P.; BARBOSA, D. de S. Experiência de formação remota de lideranças comunitárias no SUS durante a pandemia de Covid-19. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 176–187, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66867. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66867. Acesso em: 22 jul. 2024.