O ensino de história regional e local na educação básica

propostas de problematização da história oficial de Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62346

Palavras-chave:

História regional e local, Ensino de história, Imprensa

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que tem como objeto de estudo o potencial da história local e regional no processo de ensinar e aprender História, bem como uma análise da edição comemorativa em alusão ao centenário de Ituiutaba do Jornal do Pontal (Ano VI, Edição 951). A partir destes estudos, o artigo apresenta a proposta de uma sequência de aulas na perspectiva de problematizar a história oficial da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Concluiu-se que o trabalho em sala de aula com a história regional e local, ao articular conteúdos e metodologia, considerando as contribuições da teoria da História e valendo-se de múltiplas visões, é capaz de proporcionar aos alunos aprendizagens que desenvolvam a visão crítica, criativa e transformadora.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor associado da mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia (GEPEGH/UFU). 

Paula Marcele Ferreira Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara

Mestranda em História na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora da Educação Básica da rede municipal educação de Itumbiara, Goiás, Brasil.

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da; OLIVEIRA, P. M. F. O ensino de história regional e local na educação básica: propostas de problematização da história oficial de Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 209–229, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62346. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62346. Acesso em: 23 jul. 2024.