Um estudo das produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73999

Palavras-chave:

Programa Escola da Terra, Formação docente, Educação do campo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo. Em relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, inspirada no Estado da Arte, recorrendo ao levantamento de dissertações, teses e periódicos científicos. Foram utilizados como descritores: “Educação do Campo”, “Formação Docente” e “Programa Escola da Terra”. O recorte temporal corresponde ao período de 2012 a 2022. Conclui-se que a quantidade e a qualidade das pesquisas realizadas na última década são de suma importância para a construção do conhecimento e para a compreensão dos desafios que ainda precisam ser superados, de modo que as pessoas do campo possam, de fato, receber uma educação de qualidade. A pesquisa científica, a produção de conhecimento e a sua sistematização são pontos de convergência quando o objetivo é resolver uma questão de ordem da vida prática.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Michele Maria da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; analista pedagógic na Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F. da; SILVA, M. M. da. Um estudo das produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 221–241, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73999. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73999. Acesso em: 22 dez. 2024.

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