Um estudo das produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73999Palavras-chave:
Programa Escola da Terra, Formação docente, Educação do campoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo. Em relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, inspirada no Estado da Arte, recorrendo ao levantamento de dissertações, teses e periódicos científicos. Foram utilizados como descritores: “Educação do Campo”, “Formação Docente” e “Programa Escola da Terra”. O recorte temporal corresponde ao período de 2012 a 2022. Conclui-se que a quantidade e a qualidade das pesquisas realizadas na última década são de suma importância para a construção do conhecimento e para a compreensão dos desafios que ainda precisam ser superados, de modo que as pessoas do campo possam, de fato, receber uma educação de qualidade. A pesquisa científica, a produção de conhecimento e a sua sistematização são pontos de convergência quando o objetivo é resolver uma questão de ordem da vida prática.
Downloads
Referências
ANDRADE, E. O. Educação do Campo: narrativas de professoras alfabetizadoras de classes multisseriadas. 2016. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/81969447/Educa%C3%A7%C3%A3o_do_Campo_narrativas_de_professoras_alfabetizadoras_de_classes_multisseriadas. Acesso em: 16 maio 2024.
ARAÚJO, T. M. F. Necessidades formativas como eixo da formação docente para alfabetizar letrando na educação do campo, em Espírito Santo/RN (2019-2021). 2022. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48246. Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto n° 7.352 de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13200-resolucao-ceb-2002. Acesso em: 20 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013. Institui a Escola da Terra. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/port_579_de_02_de_julho_de_2013_institui_a_escola_da_terra.pdf. Brasília, DF, 2013. Acesso em: 20 maio 2024.
COLLARES, D.; ALBUQUERQUE, P. P.; XAVIER, N. R. V. Escola da terra: a formação docente como espaço reflexivo na interdependência entre extensão, ensino e pesquisa. In: RODRIGUES, J. F. (org.). Gestão, avaliação e inovação no ensino superior. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 139-150. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/201358. Acesso em: 17 mar. 2024.
DIAS, A. C. Representações sociais da educação do campo: formação e identidade docente. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNITAU_7b07fa3a3b5d5e9fe22fb6606badf4cf. Acesso em: 24 maio 2024.
ELIAS, A. S. C. Expectativas formativas dos/as professores/as da multissérie: um olhar a partir da formação do Programa Escola da Terra – Pernambuco. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29927. Acesso em: 20 maio 2024.
FERREIRA, S. S. Programa Escola da Terra no Estado do Amazonas: possibilidades e desafios da formação docente. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade de Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://mestrado.caedufjf.net/programa-escola-da-terra-no-estado-do-amazonas-possibilidades-e-desafios-da-formacao-docente/. Acesso em: 20 maio 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
GERKE, J.; FOERSTE, E.; SOUZA, A. R. Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra Capixaba. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, p. 1-21, jul./set. 2022. DOI 10.1590/S1413-24782022270070. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8PML8LjTqH4B7Tt9ZSwGCMJ/#. Acesso em: 24 maio 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
HAGE, A. M. H.; SILVA, H. S. A.; BRITO, M. M. B. Educação superior do campo: desafios para a consolidação da licenciatura em educação do campo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 147-174, out./dez. 2016. DOI 10.1590/0102-4698162036. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/zTGDSQkykpwt47QYDdjL8qn/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 maio 2024.
LÉLIS, U. A. As atuais configurações do Estado e os processos de multi-regulações das políticas de formação de professores da Educação do Campo – Pedagogia do Campo/PRONERA. 2014. 472 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13685/1/AtuaisConfiguracoesEstado.pdf. Acesso em: 18 maio 2024.
LOVATTI, R. R. G. Formação e docência na educação infantil do campo: dizeres docentes. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/baeb97cd-364d-4c50-a680-198f28d91bfd. Acesso em: 11 jun. 2024.
MACEDO, P. C. S. Políticas públicas em educação do campo na Amazônia Amapaense: o Programa Escola da Terra na formação continuada de professores de escolas com classes multisseriadas. 2022. 450 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5855. Acesso em: 20 maio 2024.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. p. 9-29.
MOLINA, M. C. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Educação e sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 587-609, jul./set. 2017. DOI 10.1590/ES0101-73302017181170. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/57t84SXdXkYfrCqhP6ZPNfh/. Acesso em: 24 maio 2024.
MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, M. F. A. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, 2019. DOI 10.1590/S1413-24782019240051. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kLbkvLHNmMNqTwYR6TW9Rym/#. Acesso em: 24 maio 2024.
OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; SAAD, N. S. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 19, n. 42, p. 145-156, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2299. Acesso em: 10 jun. 2024.
PIMENTA, A.; BICALHO, R. Apresentação - Dossiê: “Política Pública em Contexto Pandêmico em Escolas Rurais: o Programa Escola da Terra como Afirmação do Direito à Educação”. Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 13-21, 2022. DOI 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67487. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67487/35124. Acesso em: 5 mar. 2024.
SILVA, J. P. Educação do campo: um olhar sobre as políticas públicas, o Programa Escola da Terra (no estado de Pernambuco) e a formação docente. 2017. 297 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade de Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26025. Acesso em: 20 maio 2024.
SOUZA, J. Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo. 2020. 146 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/217486. Acesso em: 18 maio 2024.
TUSSET, C. A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/238921. Acesso em: 20 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Michele Maria da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.