A pedagogia libertadora e a práxis educativa freireanas na Educação Profissional e Tecnológica: o caso do Curso Técnico em Vigilância em Saúde Integrado ao Ensino Médio

Autores

  • Hellen Vivian Moreira dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais
  • Giuliana de Sá Ferreira Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-7848-1479
  • Fernando Barreto Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1754-0447

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62070

Palavras-chave:

Paulo Freire, Práxis pedagógica freireana, Pedagogia libertadora, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional

Resumo

Este artigo traz a experiência da prática libertadora freiriana na concepção do projeto do curso técnico em Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Câmpus Avançado Janaúba. O objetivo é relatar como a prática pedagógica em Paulo Freire é também práxis educativa, uma vez que, mediada pela história, busca a unidade entre o ser humano e o mundo do qual ele faz parte. Resgatar a ideia da prática pedagógica freiriana relacionada ao conceito de práxis e, em consequência, à Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, faz-se imperioso, especialmente nesse contexto em que a negação da condição humana, ou da humanidade, está cada vez mais evidente. A discussão do conceito de práxis foi ancorada em Marx (2002), Losurdo (2015), Vásquez (2011), Manacorda (1996), Semeraro (2005) e, principalmente, Gramsci (1975) e Freire (1987). Em um segundo momento, foi apresentada a experiência pedagógica libertadora freiriana no curso técnico em Vigilância em Saúde no Instituto. Por fim, discorreu-se sobre os princípios metodológicos e organizacionais do curso, dando ênfase à sua estrutura curricular baseada na metodologia dos Temas Geradores.

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Biografia do Autor

Hellen Vivian Moreira dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais

Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil;  professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais, Campus Avançado Janaúba, Minas Gerais, Brasil.

Giuliana de Sá Ferreira Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasi;  professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Avançado Salinas, Minas Gerais, Brasil. 

Fernando Barreto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Câmpus Avançado Janaúba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

ANJOS, H. V. M. dos .; BARROS, G. de S. F.; RODRIGUES, F. B. . A pedagogia libertadora e a práxis educativa freireanas na Educação Profissional e Tecnológica: o caso do Curso Técnico em Vigilância em Saúde Integrado ao Ensino Médio. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 225–246, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62070. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62070. Acesso em: 22 jul. 2024.