A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar

um diálogo à luz da pedagogia de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61769

Palavras-chave:

Corpo consciente, Educação Física, Proposta de sistematização

Resumo

Este estudo analisa uma proposta de sistematização denominada Corpo Consciente na Educação Física escolar ancorada na pedagogia freiriana, assim como estrutura seus objetos de conhecimento em uma sequência didática. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de cunho qualitativo e adota como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica, tendo como principal referência obras de Paulo Freire que utilizam o conceito estudado. Sua estrutura está subdivida em quatro tópicos, que: demarca o conceito de Corpo Consciente adotado para a Educação Física escolar; vislumbra a Unidade Temática do Corpo Consciente e seus respectivos objetos de conhecimento; expressa uma possibilidade de sistematização dessa Unidade Temática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio; compartilha uma sequência didática oportunizada no período de ensino remoto no primeiro semestre de 2021. Conclui, portanto, que a Unidade Temática do Corpo Consciente comprova a diversidade de objetos de estudo que podem ser tematizados na Educação Física escolar; promove o retorno dos estudos sobre o Corpo, por meio de uma perspectiva freiriana e que pode efetivamente promover uma leitura das práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade. Isso porque o Corpo Consciente consegue dialogar com a promoção da saúde coletiva e as demais unidades temáticas.

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Biografia do Autor

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, São Paulo, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil;  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). 

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Faculdade Vale do Jaguaribe

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará, Câmpus Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil; professor da Faculdade Vale do Jaguaribe, Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

MARTINS, R. M.; NOGUEIRA, P. H. S. A tematização sobre o corpo consciente na educação física escolar: um diálogo à luz da pedagogia de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 259–276, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61769. Acesso em: 2 nov. 2024.