Sala de espera

estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59274

Palavras-chave:

Saúde da Família, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Educação Popular, Sala de Espera

Resumo

O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre as práticas educativas em saúde que foram desenvolvidas em sala de espera para a população adscrita de uma Unidade de Saúde da Família no município de Ponta Grossa-PR. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado no período de março de 2019 a fevereiro de 2020.  O projeto teve início como consequência da epidemia da febre amarela na região dos Campos Gerais. Ao todo, foram realizadas 66 ações educativas. Os temas escolhidos abordaram assuntos de relevância local e foram relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Por meio das intervenções desenvolvidas em sala de espera, foi possível trabalhar todos os temas propostos. Como resultado, percebeu-se o envolvimento e a participação dos usuários e da equipe da unidade de saúde no processo. Concluiu-se, então, que é importante inserir projetos que valorizem a comunicação e o melhor acolhimento dos usuários nos serviços de saúde como a introdução de palestras, dinâmicas e paródias em sala de espera, pois qualificam o cuidado prestado, além de promover um atendimento mais humanizado e a valorização do saber popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Vanessa da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Residente em Enfermagem pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Francielly de Souza Campos, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil; tutora de Núcleo de Enfermagem e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unidade de Saúde Rômulo Pazzinato.

Geovane Menezes Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Saúde da Família na Universidade Federal do Paraná, Brasil; preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unidade de Saúde Farmacêutico Horácio Droppa.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília, DF: MS, 1997. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. As cartas de promoção da saúde. Brasília, DF: MS, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Brasília, DF, 30 jun. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm. Acesso em: 15 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2. ed. Brasília, DF: MS, 2012. (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2.436, 21 setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 11 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília: MS, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

BUDÓ, M. de L. D.; SAUPE, R. Conhecimentos populares e educação em saúde na formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 57, n. 2, p. 165-169, mar./abr. 2004. Doi: 10.1590/S0034-71672004000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v57n2/a07v57n2.pdf . Acesso em: 1 dez. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACIEL, K. de F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul./dez. 2011. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4304/2/FPF_PTPF_01_0952.pdf. Acesso em: 1º dez. 2020.

MACHADO, M. de F. A. S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do sus: uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 335-342, mar./abr. 2007. Doi: 10.1590/S1413-81232007000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v12n2/a09v12n2.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

PEDRO, I. C. da S. et al. O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e seus acompanhantes. Rev Latino-Am Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 2, p. 1-9, mar./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n2/pt_v15n2a15.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.

RODRIGUES, A. D. et al. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Vivências, Erechim, v. 5, n. 7, p. 101-106, maio 2009. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_007/artigos/artigos_vivencias_07/Artigo_13.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

ROSA, J. da; BARTH, P. O.; GERMANI, A. R. M.. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim, v. 35, n. 129, p. 121-130, mar. 2011. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/129_160.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-230, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27. Acesso em: 1º dez. 2020.

SANTOS, A. C. A inserção do nutricionista na estratégia de saúde da família: o olhar de diferentes trabalhadores da saúde. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 257-265, set./dez. 2005. Doi: 10.5380/fsd.v7i3.8033. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/refased/article/view/8033/5656. Acesso em: 10 maio 2020.

SESA - SECRETARIA DA SAÚDE DO PARANÁ. Aspectos clínicos e epidemiológicos. 2019. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Febre-amarela. Acesso em: 16 maio 2020.

SILVA, S. V.; CAMPOS, F. S.; LOURENÇO, G. M. Sala de espera: estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR. REBES, Pombal, v, 9, n. 2, p. 1-15, 2019. Doi: 10.18378/rebes.v9i2.6401. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6401. Acesso em: 15 mar. 2021.

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 320-325, abr./jun. 2006. Doi: 10.1590/S0104-07072006000200017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v15n2/a16v15n2.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

WILD, C. F. et al. Educação em saúde na sala de espera de uma policlínica infantil: relato de experiência. REUFSM, Santa Maria, v. 4, n. 3, p. 660-666, jul./set. 2014. Doi: 10.5902/2179769212397. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/12397/pdf. Acesso em: 1 dez. 2020.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

SILVA, S. V. da; CAMPOS, F. de S. .; LOURENÇO, G. M. . Sala de espera: estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 271–287, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59274. Acesso em: 22 nov. 2024.