Sala de espera
estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-59274Palavras-chave:
Saúde da Família, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Educação Popular, Sala de EsperaResumo
O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre as práticas educativas em saúde que foram desenvolvidas em sala de espera para a população adscrita de uma Unidade de Saúde da Família no município de Ponta Grossa-PR. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado no período de março de 2019 a fevereiro de 2020. O projeto teve início como consequência da epidemia da febre amarela na região dos Campos Gerais. Ao todo, foram realizadas 66 ações educativas. Os temas escolhidos abordaram assuntos de relevância local e foram relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Por meio das intervenções desenvolvidas em sala de espera, foi possível trabalhar todos os temas propostos. Como resultado, percebeu-se o envolvimento e a participação dos usuários e da equipe da unidade de saúde no processo. Concluiu-se, então, que é importante inserir projetos que valorizem a comunicação e o melhor acolhimento dos usuários nos serviços de saúde como a introdução de palestras, dinâmicas e paródias em sala de espera, pois qualificam o cuidado prestado, além de promover um atendimento mais humanizado e a valorização do saber popular.
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