Sala de espera

estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59274

Palavras-chave:

Saúde da Família, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Educação Popular, Sala de Espera

Resumo

O presente texto tem por objetivo relatar a experiência sobre as práticas educativas em saúde que foram desenvolvidas em sala de espera para a população adscrita de uma Unidade de Saúde da Família no município de Ponta Grossa-PR. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado no período de março de 2019 a fevereiro de 2020.  O projeto teve início como consequência da epidemia da febre amarela na região dos Campos Gerais. Ao todo, foram realizadas 66 ações educativas. Os temas escolhidos abordaram assuntos de relevância local e foram relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Por meio das intervenções desenvolvidas em sala de espera, foi possível trabalhar todos os temas propostos. Como resultado, percebeu-se o envolvimento e a participação dos usuários e da equipe da unidade de saúde no processo. Concluiu-se, então, que é importante inserir projetos que valorizem a comunicação e o melhor acolhimento dos usuários nos serviços de saúde como a introdução de palestras, dinâmicas e paródias em sala de espera, pois qualificam o cuidado prestado, além de promover um atendimento mais humanizado e a valorização do saber popular.

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Biografia do Autor

Silmara Vanessa da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Residente em Enfermagem pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Francielly de Souza Campos, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil; tutora de Núcleo de Enfermagem e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unidade de Saúde Rômulo Pazzinato.

Geovane Menezes Lourenço, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Saúde da Família na Universidade Federal do Paraná, Brasil; preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unidade de Saúde Farmacêutico Horácio Droppa.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

SILVA, S. V. da; CAMPOS, F. de S. .; LOURENÇO, G. M. . Sala de espera: estratégia de educação em saúde realizada em uma unidade básica no município de Ponta Grossa-PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 271–287, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59274. Acesso em: 22 dez. 2024.