Projeto de educação fiscal nas escolas da Bahia

organização político-normativa, estratégias pedagógicas, limites e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59031

Palavras-chave:

Educação Fiscal, Programa de Educação Fiscal, PEFE-BA

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a Educação Fiscal e objeto o Projeto de Educação Fiscal nas Escolas do Estado da Bahia (PEFE-BA). O objetivo é analisar os fenômenos relativos à organização político-normativa que delimita o PEFE-BA no âmbito do Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia (PEF-BA), bem como as estratégias pedagógicas adotadas para a disseminação da Educação Fiscal em ambiente escolar. A delimitação temporal da pesquisa parte da criação do Grupo de Educação Fiscal do Estado da Bahia (GEFE/BA), instituído pelo Decreto nº 15.737/2014, visando a implementação do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) na rede estadual de ensino. A pesquisa qualitativa utilizou a pesquisa bibliográfica e documental para explorar pressupostos teóricos acerca da Educação Fiscal e do Custo stricto sensu dos Direitos, e destacar a dimensão do controle social.  Os resultados obtidos sob a perspectiva político-normativa sinalizam algumas fragilidades, com destaque para a institucionalização do PEFE-BA, e sob a perspectiva das estratégias pedagógicas adotadas, evidenciou-se que o curso EaD intitulado “Disseminadores de Educação Fiscal (DEF)” é a única ação de natureza pedagógica executada no âmbito do projeto, cenário mais amplo demarcado por iniciativas pontuais e intempestivas que dão pouca efetividade e eficácia ao projeto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Ferreira do Amaral, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EdUReg) e do Grupo de Pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (EFeCS); professor da rede estadual de educação da Bahia, Brasil.

Sergio Henrique Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; professor titular na mesma instituição; líder do grupo de pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS).

Referências

AMARAL, D. F. do. Projeto Educação Fiscal nas Escolas do Estado da Bahia (PEFE-BA): práticas no âmbito da rede estadual de ensino. 2019. 145 f. Relatório Técnico (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2019.

BAHIA. Secretaria da Fazenda. Decreto nº 15.737, de 10 de dezembro de 2014. Institui o Grupo de Educação Fiscal do Estado da Bahia – GEFE/BA. Portal de Legislação do Estado da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-15737-de-10-de-dezembro-de-2014. Acesso em: 8 set. 2017.

BARCAROLLO, F. O dever fundamental de pagar impostos como condição de possibilidade para a implementação de políticas públicas. RFPTD, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfptd/article/view/4764/4217. Acesso em: 3 ago. 2017.

BORGES, E. F. Educação fiscal e eficiência pública: um estudo das suas relações a partir da gestão de recursos pela administração municipal. 2012. 235 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PFEF. Educação fiscal no contexto social. 4. ed. Brasília, DF: ESAF, 2009. Disponível em: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/educacao-fiscal/pnef/pasta-def/cadernos-pedagogicos-pnef/caderno-1-educacao-fiscal-no-contexto-social/view. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PFEF. Curso Disseminadores de Educação Fiscal – DEF [mensagem pessoal]. Resposta recebida da ME - Ministério da Economia/ENAP – Fundação Escola Nacional de Administração Pública em 21/06/2019, com base da Lei de Acesso à Informação – LAI, nº 12.527/2011, e registrada através do protocolo nº 03006001448201905.

CONCEIÇÃO, S. H. da. Educação tributária: questões de política cidadania. Curitiba: Appris, 2016.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Doi: 10.1590/S0101-32622009000200004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a04.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

FLICK, U. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO ESTADO DA BAHIA. Relatório Pedagógico do curso Disseminadores de Educação Fiscal (DEF). 2º Semestre/2015. Salvador: Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia; Coordenação de Educação Fiscal, 2015. Não publicado.

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO ESTADO DA BAHIA. Relatório Pedagógico do Curso Disseminadores de Educação Fiscal (DEF). 2º Semestre/2016. Salvador: Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia; Coordenação de Educação Fiscal, 2016. Não publicado.

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL DO ESTADO DA BAHIA. Relatório Pedagógico do Curso Disseminadores de Educação Fiscal (DEF). 1º Semestre/2017. Salvador: Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia; Coordenação de Educação Fiscal, 2017. Não publicado.

GRZYBOVSKI, D.; HAHN, T. G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 5, p. 841-864, set.-out., 2006. Doi: 10.1590/S0034-76122006000500005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n5/a05v40n5.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.

LOBO, M. L. D.; GARCÍA, M. L. V. La educación fiscal: ¿por qué y para qué?. In: DÍAZ RIVILLAS, B.; FERNÁNDEZ PÉREZ, Á. (cood.) Educación fiscal y cohesión fiscal: xperiencias de América Latina. Madrid: Instituto de Estudios Fiscales de España. Madrid: Instituto de Estudios Fiscales de España, 2010.

LOBO, M. L. D. et al. La educación fiscal en España. Madrid: Instituto de Estudios Fiscales, 2005. Disponível em: http://www.ief.es/documentos/recursos/publicaciones/documentos_trabajo/2005_29.pdf Acesso em: 28 mar. 2019.

MACHADO, H. de B. Curso de direito tributário. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

NABAIS, J. C. A face oculta dos direitos fundamentais: os deveres e os custos dos direitos. Revista Direito Mackenzie, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 9-30, 2002. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmd/article/view/7246/4913. Acesso em: 23 jul. 2019.

NABAIS, J. C.. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. Coimbra: Almedina, 2004.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf . Acesso em 12 abr. 2020.

PEREIRA, D.; CRUZ, S. R. Educação fiscal: revisão da literatura. Estudos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA), Aveiro, Série IV, n. 14, 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/estudosdoisca/article/view/4721. Acesso em: 5 maio 2019.

RIVILLAS, B. D.; BALTAZAR, A. H. L. Educación fiscal y construcción de ciudadanía en América Latina. Revista de Estudos Tributários e Aduaneiros, Brasília, ano I, n. 1, p. 326-354, ago./dez. 2014.

ROCHA, A. C. A educação para a cidadania no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF): uma avaliação de suas propostas conceituais e de seus resultados e impactos na formação de professores no estado da Bahia, 2014. 420 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

SAINZ DE BUJANDA, F. Teoría de la educación tributaria. Instituto de Estudios Políticos, Madrid, v. IX, n. 24, p. 343-500, 1967. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/232844457/Fernando-Sainz-de-Bujanda-Teoria-de-la-Educacion-Tributaria-1967-pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

UCKMAR, V. La giusta imposta. In: BABERIS, G. et al. La politica econômica tra mercati e regolo: scritti in ricordo di Lucianno Stella. São Paulo: Rubbettino Editore, 2005. p. 475-488.

VALADÃO, M. A.; ZIEMBOWICZ, R. L.. Revisitando o dever fundamental de pagar tributos sob a perspectiva da sociedade dos direitos. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v. 38, n. 2, jul./dez. 2018.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

AMARAL, D. F. do; CONCEIÇÃO, S. H. . Projeto de educação fiscal nas escolas da Bahia: organização político-normativa, estratégias pedagógicas, limites e desafios. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 115–139, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59031. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59031. Acesso em: 22 nov. 2024.