Novos olhares em educação popular

um projeto, duas obras e um mesmo caminho rumo à sistematização do conhecimento, do saber e do fazer pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55742

Palavras-chave:

Educação popular, Projeto Novos Olhares, Linguagem escrita, Artigo científico, Projeto editorial

Resumo

Entre a prática pedagógica em educação popular e a sistematização escrita há um distanciamento comum ocasionado por uma dinâmica cotidiana que conduz educadores(as) ao não registro escrito dos seus feitos pedagógicos e educacionais. Este texto realiza uma análise dos livros Educação Dialogada e Embarca(Ações) sobre Arte e Educação, obras publicadas pela Organização não Governamental Maré Produções Artísticas e Educacionais, sediada na cidade de João Pessoa-PB, Brasil, por intermédio do Projeto Editorial Novos Olhares. Esse projeto tem como característica estimular a linguagem escrita de professores(as) e encorajar novos(as) autores(as) a escreverem sobre seus feitos pedagógicos na perspectiva da educação popular. Duas obras e um caminho rumo à sistematização das práticas pedagógicas e educacionais com registro na linguagem escrita objetivando a ampliação do conhecimento e do saber.

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Biografia do Autor

Ailza de Freitas Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da rede municipal de Educação de João Pessoa, Paraíba; fundadora, membro e organizadora de eventos da OnG Maré Produções Artísticas e Educacionais;  coordenadora do Projeto Compartilhando Saberes da OnG Maré. 

Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor colaborador do Mestrado Profissional em Artes na mesma instituição; presidente da OnG Maré Produções Artísticas e Educacionais.

Bianca Freitas Régis, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro do Colegiado Diretivo da OnG Maré Produções Artísticas e Educacionais.

Íris Freitas Régis, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Fonoaudiologia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; membro da OnG Maré Produções Artísticas e Educacionais.

Referências

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. de F.; CANANÉA, F. A. A. L. C. .; RÉGIS, B. F. .; RÉGIS, Íris F. . Novos olhares em educação popular: um projeto, duas obras e um mesmo caminho rumo à sistematização do conhecimento, do saber e do fazer pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 333–344, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55742. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55742. Acesso em: 22 jul. 2024.