A transversalidade da diversidade de gênero e sexualidade na educação em saúde

relato sobre um projeto de extensão

Autores

  • Luciane Senna Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9739-4402
  • Jeandro da Silva Borba Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54896

Palavras-chave:

Educação em saúde, Gênero, Sexualidade, Adolescente, Vulnerabilização

Resumo

O relato parte da experiência do Projeto Saúde, desenvolvido, em 2019, com o Ensino Médio, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório. O objetivo foi realizar atividades de Educação em Saúde, criando uma rede de vínculo entre escola e Secretaria Municipal de Saúde para desenvolver ações direcionadas às demandas enfrentadas no cotidiano escolar. Foi adotada a perspectiva de saúde articulada a questões de gênero e sexualidade, considerando a realidade adolescente. A metodologia privilegiou a oficina, valorizando o protagonismo estudantil como agente de transformação social. O projeto possibilitou a construção do vínculo entre a Secretaria e o Instituto, o fortalecimento estudantil no reconhecimento das situações de vulnerabilidades, para que possam se proteger e se mobilizarem contra elas, e subsídios para futuros projetos de educação em saúde. Algumas dificuldades/limitações ocorreram no decorrer da proposta, como tempo e período de execução, recurso humano e forma de avaliação. O projeto foi relevante por apresentar o tema da saúde relacionado com os de gênero e sexualidade, problematizando-os nas vivências das/dos estudantes e, também, por apontar a importância do vínculo entre setores de saúde e escola para promoção de espaços que trabalhem educação em saúde com as/os adolescentes. 

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Biografia do Autor

Luciane Senna Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS/IFRS).

Jeandro da Silva Borba, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Mestrando em Ensino na Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; membro externo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS/IFRS); agente administrativo da Prefeitura Municipal de Osório, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

FERREIRA, L. S. .; BORBA, J. da S. . A transversalidade da diversidade de gênero e sexualidade na educação em saúde: relato sobre um projeto de extensão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 325–342, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54896. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54896. Acesso em: 28 nov. 2024.