O processo de formação para a prática de educação popular em saúde
concepções teóricas e metodológicas dos egressos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53291Palavras-chave:
Educação em Saúde, Formação, Prática Profissional, Egresso, EnfermagemResumo
Este estudo objetiva analisar como o processo de formação ofertado pelo curso de Enfermagem do campus avançado “Profª Maria Elisa Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, contribuiu para a atuação do enfermeiro no campo da Educação Popular em Saúde, a partir das concepções dos egressos. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória, na qual para a coleta de dados fez-se uso de análise documental, aplicação de questionário semiestrururado online enviado via e-mail e realização de grupos focais, de forma que foram investigados 35 profissionais. Os resultados apontam que a formação do curso de enfermagem propõe discussões e práticas de educação em saúde de forma enfática. Porém, foi perceptível que alguns egressos ainda apresentam uma concepção de educação em saúde norteada pela concepção tradicional e ainda equivocadamente associando-a como sinônimo de Educação Permanente. Observou-se, portanto, que mesmo inseridos em um curso cujo Projeto Político Pedagógico valoriza e vivencia a educação em saúde orientada pelo compartilhamento de saberes e que oportuniza vivências de EPS em seus estágios curriculares, alguns egressos não conseguiram construir essa concepção teórica pela ótica da EPS, sendo orientados, ainda, pela concepção tradicional de educação em saúde.
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