O currículo das escolas do campo no contexto da BNCC

as tensões políticas e epistemológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74257

Palavras-chave:

Currículo, Escola do campo, BNCC

Resumo

O presente artigo objetiva a analisar tensões entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e perspectivas curriculares contra-hegemônicas que fundamentam as propostas curriculares nas escolas do campo no Brasil. É um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, que utiliza o método do Materialismo Histórico e Dialético (MHD). A categoria “tensões” funciona como uma chave analítico-dialética, utilizada para marcar as contradições político-pedagógicas entre um projeto educativo ancorado na perspectiva curricular da BNCC e o projeto educativo das escolas do campo, sustentado por perspectivas curriculares de matrizes pedagógicas contra-hegemônicas, a fim de repensar sua função sociopolítica. Os estudos apontaram para a importância da construção de um currículo que supere a concepção de educação neoliberal e pragmática implícita na BNCC, associada à reprodução de conhecimento que atenda aos interesses do sistema capitalista. A implementação da BNCC tem contribuído para a descaracterização dos projetos curriculares das escolas do campo, vinculados às bases teóricas da pedagogia crítica. O currículo das escolas do campo é construído em diálogo com a realidade social, política e econômica das comunidades, sem perder de vista a luta histórica dos povos do campo, visando à produção de conhecimentos comprometidos com um projeto de transformação social. Nesse sentido, as perspectivas curriculares contra-hegemônicas oferecem elementos teórico-conceituais alternativos à BNCC.

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Biografia do Autor

  • Elson Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; professor da Rede Municipal de Ensino de Caxias, Maranhão, Brasil; membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

  • Elisa Benjamim Mapossa, Universidade Federal do Piauí

    Mestranda em Educação na Universidade Federal do Piauí, Brasil; membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

  • Elmo de Souza Lima, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade de Coimbra, Portugal; professor na Universidade Federal do Piauí, Brasil; coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

  • Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora vinculada ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Brasil; coordenadora do Programa Escola da Terra e subcoordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI).

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

SOUSA, Elson Silva; MAPOSSA, Elisa Benjamim; LIMA, Elmo de Souza; MELO, Keylla Rejane Almeida. O currículo das escolas do campo no contexto da BNCC: as tensões políticas e epistemológicas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 355–374, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74257. Acesso em: 18 abr. 2025.

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