Educação dialógica
a perspectiva de Paulo Freire para o mundo da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-52847Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Diálogo, CulturaResumo
A perspectiva pedagógica de Paulo Freire pautava-se na conscientização crítica dos educandos, partindo da contextualização dos conteúdos programáticos, considerando as experiências de vida dos alunos. Para Freire, a razão de ser da educação está na interação entre educador e educando, a partir de uma relação dialógica na qual os saberes do aluno devem ser considerados na concretização do ato pedagógico. O artigo faz uso da técnica de pesquisa documental histórica. O seu método de ensino inovador dialoga com questões da contemporaneidade, servindo de base, ainda nos dias atuais, para calorosos debates em torno da sua metodologia de ensino que, muitas vezes, tem suas ideias reproduzidas de forma descontextualizada, distorcendo a essência do seu pensamento. Nesse sentido, o presente estudo se debruçou sobre o método freiriano de ensino, realizando uma reflexão teórica com vistas a desmistificar os equívocos que giram em torno do seu pensamento.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. A educação como cultura: memórias dos anos sessenta. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 49, p. 377-407, set. 2017. Doi: 10.1590/s0104-71832017000300014.
CORTESÃO, L. O valor da prática em Paulo Freire. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 1, p. 165-178, jan./abr. 2018. Doi: 10.17058/rea.v26i1.12014.
FÁVERO, O. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. E-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, nov. 2011. Edição especial de aniversário de Paulo Freire. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/7589/5541. Acesso em: 16 fev. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. As lições de Paulo Freire. São Paulo: Manole, 2012.
GONÇALVES, P. M. Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido no Brasil: 50 anos de pertinência. Le monde diplomatique. Acervo Online Brasil. 20 dez. 2018. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-pedagogia-do-oprimido-no-brasil-50-anos-de-pertinencia/?fb_comment_id=2220023184697348_2225563880809945. Acesso em: 20 jan. 2020.
KOHAN, W. O. Paulo Freire e o valor da igualdade em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 8. abr. 2019. Doi: 10.1590/s1678-4634201945201600.
MAFRA, J. F. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. Estudos freirianos São Paulo: UNINOVE, 2017. [Estudos freirianos]. Disponível em: https://s3.uninove.br/app/uploads/2016/06/17153939/1531863579-1531863579-menino-conectivo.pdf. Acessado em: 18 jan. 2020.
SOUZA, K. R.; MENDONCA, A. L. O. A atualidade da “pedagogia do oprimido” nos seus 50 anos: a pedagogia da revolução de Paulo Freire. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 17 jan. 2019. Doi: 10.1590/1981-7746-sol00188.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.