Uma história da presença de Paulo Freire e dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-46927

Palavras-chave:

Círculos de Cultura, Paulo Freire, Educação Popular, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado cuja intenção é compreender a organização dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul. Eles fizeram parte do movimento de educação popular fundamentado e proposto por Paulo Freire, realizado no Brasil no início dos anos 1960. Para abordar o tema, foram mobilizados jornais da época, investigados sob a perspectiva da análise documental histórica. O movimento (que alfabetizava visando conscientização e, por isso, se diferenciava das práticas que eram realizadas nas escolas, quando foi inicialmente pensado) ocorreu no Rio Grande do Sul após experiências positivas no nordeste. Em virtude disso, este texto busca citar alguns aspectos considerados principais do pensamento freireano que fundamentam os círculos de cultura e os definem como um movimento de educação popular, apresentando indícios que confirmam sua realização no Rio Grande do Sul

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Biografia do Autor

Mariana Parise Brandalise Dalsotto, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista CAPES; membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e do Observatório de Educação/Estudos Freireanos.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

DALSOTTO, M. P. B. Uma história da presença de Paulo Freire e dos círculos de cultura no Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 26–42, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-46927. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46927. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais