Educadores sociais como agentes de transformação

reflexões a partir de um centro social localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Autores

  • Aline Accorssi Universidade Federal de Pelotas
  • Daiana Schwengber Universidade La Salle
  • Carla Luisa Frey Bamberg Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-46853

Palavras-chave:

Educador social, Educação não formal, Transformação social

Resumo

Esse estudo teve como objetivo refletir sobre a educação social e suas repercussões, especificamente em uma instituição não governamental localizada na região periférica de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratório. Foram aplicados questionários com questões fechadas e abertas em trinta e dois educadores sociais. Os dados apontam que a maioria desses educadores é do sexo feminino, idade entre 51 e 70 anos, com ensino fundamental incompleto e exercem alguma ocupação para se sustentarem. A atividade em que há um maior número de educadores sociais envolvidos é a do artesanato. São voluntários, exercendo a atividade entre uma e quatro horas semanais. Embora o campo da educação não formal seja permeado por situações descritas como difíceis, relacionadas à vulnerabilidade social dos usuários, o papel que os educadores sociais executam na instituição tem possibilitado o apoio necessário para algumas mudanças e processos de transformação junto à população atendida.

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Biografia do Autor

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil com período de estágio sanduíche na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França; professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; líder do Grupo Mariposas: minorias sociais, resistências e práticas de transformação.

Daiana Schwengber, Universidade La Salle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista CAPES/PROSUG; membro do Grupo de Pesquisa TESSIDO (Tecnologia Social, Inovação e Desenvolvimento).

Carla Luisa Frey Bamberg, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

ACCORSSI, A.; SCHWENGBER, D.; BAMBERG, C. L. F. Educadores sociais como agentes de transformação: reflexões a partir de um centro social localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 186–208, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-46853. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46853. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais