Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares

uma cartografia da educação escolar dos jogadores das categorias de base do futebol brasileiro

Autores

  • Eduarda Moro Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45771

Palavras-chave:

Jovens-jogadores, Futebol, Educação Escolar, Subjetividade, Categoria de Base

Resumo

Com o objetivo central de compreender, por meio da cartografia, como o processo de subjetivação do jogador de futebol em formação produz sentidos acerca da educação escolar, é que a pesquisa que origina este artigo foi motivada. O que apresentamos neste texto é resultado de cartografia em um clube de futebol brasileiro e entrevistas realizadas com dez jogadores em formação das categorias de base sub-15, sub-17 e sub-20, e treinadores e profissionais do clube pesquisado. Como resultado, constatou-se que a educação escolar para jovens-jogadores advindos de famílias pobres se apresenta a partir de duas possibilidades: a educação escolar clubística ou a educação para jovens e adultos. São estes jovens os mais prejudicados quando o sonho futebolístico não se materializa, visto que desde cedo optam pelo futebol enquanto profissão e abdicam de uma educação escolar potente. Observou-se, ainda, que existem casos, mesmo sendo poucos, de jogadores-universitários, os quais percebem o ambiente educacional como uma linha de fuga para romper o padrão hegemônico de formação esportiva oferecida pelas categorias de base do futebol brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Moro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil; professora no Centro Catarinense de Educação Superior, Santa Catarina, Brasil

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BENEDETTI, S. Entre a educação e o plano de imanência de Gilles Deleuze e Félix Guattari: uma vida. 2007. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BERTICELLI, I. A. Educação em perspectivas epistêmicas pós-modernas. Chapecó: Argos, 2010. 340 p.

BRASIL. Ministério do Esporte. Bolsa-Atleta, maior programa de incentivo direto ao atleta no mundo. Disponível em: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/sobre.jsp. Acesso em: 15 mar. 2017.

CONCEIÇÃO, D. M. O estudante atleta: desafios de uma conciliação. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

CORREIA, C. A. J. Entre a profissionalização e a escolarização: projetos e campo de possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama. 2014. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v. 4. São Paulo: Editora 34, 1997. 200 p.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. 179 p.

ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 393 p. (Coleção Os pensadores).

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1996. 296 p.

FOX SPORTS. Jovem do Bayer Leverkusen perde jogo da UEFA Champions League por conta de provas na escola. 2017. Disponível em: https://www.foxsports.com.br/news/296305-jovem-do-bayer-leverkusen-perde-jogo-da-uefa-champions-league-por-conta-de-provas-na-escola. Acesso em: 28 jul. 2018.

GOMES, A. T.; GARCIA, I. K. Aprendizagem significativa na EJA: uma análise da evolução conceitual a partir de uma intervenção didática com a temática Energia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.19, n. 2, p. 289-321, ago. 2014.

GOUVEIA, D. S. M.; SILVA, A. M. T. B. A formação educacional na EJA: dilemas e representações sociais. Ensaio pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 749-767, dez. 2015. Doi:10.1590/1983-21172015170310.

HUR, D. U. Da biopolítica à noopolítica: contribuições de Deleuze. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. 40, p. 201-2015, 2013.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.

MELO, L. B. S.; SOARES, A. J. G.; ROCHA, H. P. A. Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 28, n. 4, dez. 2014.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA. (org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

PELBART, P. P. A arte de viver nas linhas. In: RENA, A.; RENA, N. (org.). Design e política. Belo Horizonte: Fluxus, 2014. p. 158-160.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. 130 p.

RANGEL, S. Seleção olímpica de futebol estudou mais do que a média nacional. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/07/1795751-selecao-olimpica-de-futebol-estudou-mais-que-a-media-nacional.shtml. Acesso em: 25 mar. 2017.

RIAL, C. Rodar: a circulação dos jogadores de futebol brasileiros no exterior. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 14, n. 30, p. 21-65, jul.-dez. 2008. Doi: 10.1590/S0104-71832008000200002.

ROLNIK, S. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS, D. (org.) Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.

SOARES, A. J. G. et al. Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 4, p. 905-921, dez. 2011. Doi: 10.1590/S0101-32892011000400008.

VEIGA-NETO, A. Educação e pós-modernidade: impasses e perspectivas. 2006. Disponível em: http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/EducacaoePosModernaidadeVeigaNeto.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

Downloads

Publicado

13-06-2019

Como Citar

MORO, E.; BERTICELLI, I. A. Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares: uma cartografia da educação escolar dos jogadores das categorias de base do futebol brasileiro. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 122–139, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45771. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais