Paulo Freire, seu legado com a dialética, educação popular e pol´ítica

Autores

  • Deloíze Lorenzet Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Andreolla Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45689

Palavras-chave:

Freire, Dialética, Educação Popular, Pol´ítica, Emancipação

Resumo

Este artigo versa sobre a produção de Paulo Freire, renomado educador brasileiro, conhecido internacionalmente, cujo maior destaque foi sua atuação política na preocupação com a libertação humana. Para ele, a educação de modo primordial é a capacidade de tornar-se humano, ou seja, envolver-se no processo de humanização. Neste artigo, por meio de uma reflexão teórica, realizamos um resgate das concepções formuladas por ele acerca dos conceitos de dialética, educação popular e política. Didaticamente, três pontos conduzem essa reflexão: os aportes teóricos que fundamentaram a dialética em Freire; a concepção de educação popular desenvolvida por Freire; e, por fim, o entendimento de Freire e a articulação entre educação e política. Em linhas gerais, Freire acredita na educação como uma ferramenta de transformação social, no diálogo como um modo de construção da liberdade e emancipação.

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Biografia do Autor

Deloíze Lorenzet, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Avançado Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Felipe Andreolla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; gerente de operações das unidades do SENAI - Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata e Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

LORENZET, D.; ANDREOLLA, F. Paulo Freire, seu legado com a dialética, educação popular e pol´ítica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 222–232, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45689. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais