Paulo Freire, seu legado com a dialética, educação popular e pol´ítica
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45689Palavras-chave:
Freire, Dialética, Educação Popular, Pol´ítica, EmancipaçãoResumo
Este artigo versa sobre a produção de Paulo Freire, renomado educador brasileiro, conhecido internacionalmente, cujo maior destaque foi sua atuação política na preocupação com a libertação humana. Para ele, a educação de modo primordial é a capacidade de tornar-se humano, ou seja, envolver-se no processo de humanização. Neste artigo, por meio de uma reflexão teórica, realizamos um resgate das concepções formuladas por ele acerca dos conceitos de dialética, educação popular e política. Didaticamente, três pontos conduzem essa reflexão: os aportes teóricos que fundamentaram a dialética em Freire; a concepção de educação popular desenvolvida por Freire; e, por fim, o entendimento de Freire e a articulação entre educação e política. Em linhas gerais, Freire acredita na educação como uma ferramenta de transformação social, no diálogo como um modo de construção da liberdade e emancipação.
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