Paulo Freire, seu legado com a dialética, educação popular e pol´ítica

Autores

  • Deloíze Lorenzet Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Andreolla Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45689

Palavras-chave:

Freire, Dialética, Educação Popular, Pol´ítica, Emancipação

Resumo

Este artigo versa sobre a produção de Paulo Freire, renomado educador brasileiro, conhecido internacionalmente, cujo maior destaque foi sua atuação política na preocupação com a libertação humana. Para ele, a educação de modo primordial é a capacidade de tornar-se humano, ou seja, envolver-se no processo de humanização. Neste artigo, por meio de uma reflexão teórica, realizamos um resgate das concepções formuladas por ele acerca dos conceitos de dialética, educação popular e política. Didaticamente, três pontos conduzem essa reflexão: os aportes teóricos que fundamentaram a dialética em Freire; a concepção de educação popular desenvolvida por Freire; e, por fim, o entendimento de Freire e a articulação entre educação e política. Em linhas gerais, Freire acredita na educação como uma ferramenta de transformação social, no diálogo como um modo de construção da liberdade e emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deloíze Lorenzet, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Avançado Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Felipe Andreolla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; gerente de operações das unidades do SENAI - Farroupilha, Garibaldi, Nova Prata e Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

COSTA, D. Política. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015. p. 402-404. Doi: 10.5007/2175-7984.2015v14n30p56.

DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: avaliações e retomada do protagonismo da sociedade civil organizada na luta pela educação. In: FERREIRA, N. S. P. (org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. p. 21-48.

FERREIRA, N. S. C. (org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. 192 p.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 104 p.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b. 416 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 150 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003a. 256 p.

FREITAS, A. L. S. et al. Leituras de Paulo Freire na partilha de experiências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. 112 p.

FONSECA, N. J S. Freire: reflexões e singularidades sobre a formação humana. In: GHIGGI, G. et al. Leituras de Paulo Freire: política, cultura e formação humana. São Leopoldo: Oikos, 2016. p. 30-43.

LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 120 p.

PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático popular. Porto Alegre: Tomo Editorial: 2001. 268 p.

PALUDO, C. Educação Popular. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015. p. 176-178.

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.) Dicionário Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015. 448 p.

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Esperança. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015. p. 202-203.

ZITKOSKI, J. Dialética. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Lima: CEAAL, 2015. p. 150-152.

Downloads

Publicado

13-06-2019

Como Citar

LORENZET, D.; ANDREOLLA, F. Paulo Freire, seu legado com a dialética, educação popular e pol´ítica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 222–232, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45689. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais