Educação popular em saúde no âmbito hospitalar
diálogo com cuidadores/familiares de crianças/adolescentes hospitalizados
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45551Palavras-chave:
Educação Popular em Saúde, Hospital, CuidadoresResumo
Este texto objetiva compartilhar a vivência dos acadêmicos de um projeto de extensão no processo de educação popular em saúde com cuidadores/familiares de crianças/adolescentes hospitalizadas. O trabalho é um relato de experiência baseado nas atividades do projeto de extensão Círculo Acolhedor em Saúde. O projeto tem caráter interdisciplinar e promove educação e humanização em saúde com os cuidadores/familiares de crianças hospitalizadas apoiando-se na concepção freireana de educação. Os assuntos são trazidos pelos cuidadores/familiares e valorizados como temas geradores do debate. Os principais temas abordados foram: o processo de internação, as relações no contexto familiar, a saúde na escola, a alimentação durante o processo de hospitalização, as questões culturais que envolvem a cidade e a introdução alimentar. As atividades realizadas promoveram o diálogo com os cuidadores/familiares, a inserção do aluno em atividades de extensão, a interdisciplinaridade, a articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, a troca de saberes entre cuidadores/familiares, alunos e docentes com um olhar humanizado perante as pessoas. Resultados positivos têm sido apontados, tanto pelos cuidadores/familiares quanto pela equipe do projeto, denotando a importância da educação popular nos hospitais.
Downloads
Referências
ALENCAR, L. S.; OLIVEIRA, G. F.; ALENCAR, J. S. Acompanhantes de pacientes idosos em ambiente hospitalar: o perfil, as funções e os desafios vivenciados no contexto do cuidar. In: ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC NO CARIRI, 4., 2012, Juazeiro do Norte. Anais [...]. Disponível em: https://conferencias.ufca.edu.br/index.php/encontros-universitarios/eu-2012/paper/view/1208/667. Acesso em: 4 fev 2019.
ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a estratégia saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, v. 16, n. 1, p. 319-325, jan. 2011. Doi: 10.1590/S1413-81232011000100034.
BACKES, V. M. S.; MOYÁ, J. L. M.; PRADO, M. L. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 421-428, abr. 2011. Doi: 10.1590/S0104-11692011000200026.
BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Popular em Saúde. 2017. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/participacao-e-controle-social/gestao-participativa-em-saude/educacao-popular-em-saude. Acesso em: 9 maio 2018.
CHERNICHARO, I. M.; FERREIRA, M. A. Meanings of care for the hospitalized elderly from the perspective of caregivers. Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.80-85, 2015. Doi: 10.5935/1414-8145.20150011.
CHESANI, F. H. et al. A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da universidade. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 452-461, 1º set. 2017. Doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0008.
FONTES, R. S.; VASCONCELLOS, V. M. R. O papel da educação no hospital: uma reflexão com base nos estudos de Wallon e Vigotski. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, p. 279-303, dez. 2007. Doi: 10.1590/S010132622007000300003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004. 167 p. (Série Fundamentos).
MACIEL, K. F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul. 2011.
MANDRÁ, P. P.; SILVEIRA, F. D. F. Satisfação de usuários com um programa de Roda de Conversa em sala de espera. AudiolCommun Res., Ribeirão Preto, v. 18, n. 3, p. 186-193, 2013. Doi: 10.1590/S2317-64312013000300008.
NEVES, E. T.; CABRAL, I. E. A fragilidade clínica e a vulnerabilidade social das crianças com necessidades especiais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 2, n. 29, p. 182-190, jun. 2008.
OLIVEIRA, S. G.; RESSEL, L. B. Grupos de adolescentes na prática de enfermagem: um relato de experiência. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 9, n. 1, p. 144-148, 1º jul. 2010. Doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10563.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 304 p.
RIGON, A. G.; NEVES, E. T. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. 4, p.812-817, dez. 2011. Doi: 10.1590/S0104-07072011000400022.
SILVA, M. A. M. et al. Promoção da saúde em ambientes hospitalares. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 3, p.596-599, jun. 2011. Doi: 10.1590/S0034-71672011000300027.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fabiola Hermes Chesani, Ana Carolina Araújo, Ana Carolina Araújo, Ana Carolina Abasto de Almeida, Ana Carolina Abasto de Almeida, Marcia Aparecida Miranda De Oliveira, Marcia Aparecida Miranda De Oliveira, Rafaela Regina Da Costa, Rafaela Regina Da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.