Educação popular em saúde no âmbito hospitalar

diálogo com cuidadores/familiares de crianças/adolescentes hospitalizados

Autores/as

  • Fabíola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajai
  • Ana Carolina Araújo Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Carolina Abasto de Almeida Universidade do Vale do Itajaí
  • Marcia Aparecida Miranda de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafaela Regina da Costa Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45551

Palabras clave:

Educação Popular em Saúde, Hospital, Cuidadores

Resumen

 

Este texto objetiva compartilhar a vivência dos acadêmicos de um projeto de extensão no processo de educação popular em saúde com cuidadores/familiares de crianças/adolescentes hospitalizadas. O trabalho é um relato de experiência baseado nas atividades do projeto de extensão Círculo Acolhedor em Saúde. O projeto tem caráter interdisciplinar e promove educação e humanização em saúde com os cuidadores/familiares de crianças hospitalizadas apoiando-se na concepção freireana de educação. Os assuntos são trazidos pelos cuidadores/familiares e valorizados como temas geradores do debate. Os principais temas abordados foram: o processo de internação, as relações no contexto familiar, a saúde na escola, a alimentação durante o processo de hospitalização, as questões culturais que envolvem a cidade e a introdução alimentar. As atividades realizadas promoveram o diálogo com os cuidadores/familiares, a inserção do aluno em atividades de extensão, a interdisciplinaridade, a articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, a troca de saberes entre cuidadores/familiares, alunos e docentes com um olhar humanizado perante as pessoas. Resultados positivos têm sido apontados, tanto pelos cuidadores/familiares quanto pela equipe do projeto, denotando a importância da educação popular nos hospitais.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Fabíola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajai

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

     

  • Ana Carolina Araújo, Universidade do Vale do Itajaí

    Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Ana Carolina Abasto de Almeida, Universidade do Vale do Itajaí

    Graduanda em Fisioterapia na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil

  • Marcia Aparecida Miranda de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

    Mestre em Psicologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Rafaela Regina da Costa, Universidade do Vale do Itajaí

    Especialista em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil; professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. 

Referencias

ALENCAR, L. S.; OLIVEIRA, G. F.; ALENCAR, J. S. Acompanhantes de pacientes idosos em ambiente hospitalar: o perfil, as funções e os desafios vivenciados no contexto do cuidar. In: ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DA UFC NO CARIRI, 4., 2012, Juazeiro do Norte. Anais [...]. Disponível em: https://conferencias.ufca.edu.br/index.php/encontros-universitarios/eu-2012/paper/view/1208/667. Acesso em: 4 fev 2019.

ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a estratégia saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, Manguinhos, v. 16, n. 1, p. 319-325, jan. 2011. Doi: 10.1590/S1413-81232011000100034.

BACKES, V. M. S.; MOYÁ, J. L. M.; PRADO, M. L. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 421-428, abr. 2011. Doi: 10.1590/S0104-11692011000200026.

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Popular em Saúde. 2017. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/participacao-e-controle-social/gestao-participativa-em-saude/educacao-popular-em-saude. Acesso em: 9 maio 2018.

CHERNICHARO, I. M.; FERREIRA, M. A. Meanings of care for the hospitalized elderly from the perspective of caregivers. Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p.80-85, 2015. Doi: 10.5935/1414-8145.20150011.

CHESANI, F. H. et al. A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da universidade. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 452-461, 1º set. 2017. Doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0008.

FONTES, R. S.; VASCONCELLOS, V. M. R. O papel da educação no hospital: uma reflexão com base nos estudos de Wallon e Vigotski. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, p. 279-303, dez. 2007. Doi: 10.1590/S010132622007000300003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004. 167 p. (Série Fundamentos).

MACIEL, K. F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul. 2011.

MANDRÁ, P. P.; SILVEIRA, F. D. F. Satisfação de usuários com um programa de Roda de Conversa em sala de espera. AudiolCommun Res., Ribeirão Preto, v. 18, n. 3, p. 186-193, 2013. Doi: 10.1590/S2317-64312013000300008.

NEVES, E. T.; CABRAL, I. E. A fragilidade clínica e a vulnerabilidade social das crianças com necessidades especiais de saúde. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 2, n. 29, p. 182-190, jun. 2008.

OLIVEIRA, S. G.; RESSEL, L. B. Grupos de adolescentes na prática de enfermagem: um relato de experiência. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 9, n. 1, p. 144-148, 1º jul. 2010. Doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i1.10563.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. 304 p.

RIGON, A. G.; NEVES, E. T. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 20, n. 4, p.812-817, dez. 2011. Doi: 10.1590/S0104-07072011000400022.

SILVA, M. A. M. et al. Promoção da saúde em ambientes hospitalares. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 3, p.596-599, jun. 2011. Doi: 10.1590/S0034-71672011000300027.

Publicado

2019-06-12

Cómo citar

CHESANI, Fabíola Hermes; ARAÚJO, Ana Carolina; ALMEIDA, Ana Carolina Abasto de; OLIVEIRA, Marcia Aparecida Miranda de; COSTA, Rafaela Regina da. Educação popular em saúde no âmbito hospitalar: diálogo com cuidadores/familiares de crianças/adolescentes hospitalizados. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 24–34, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45551. Acesso em: 8 aug. 2025.