A educação do campo e os desafios para uma educação infantil do campo

uma trajetória nas/das leis e nas/das lutas

Autores

  • Thiago Roniere Rebouças Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Geralda Maria de Bem

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art11

Palavras-chave:

Educação Infantil do Campo, Legislação, Educação Rural, Lei de Diretrizes e Bases

Resumo

Este texto tem como objetivo traçar o percurso que efetivou a proposta de uma educação infantil do campo. Desta forma, lançamos mão de apontamentos sobre marcos históricos que indicam essa trajetória, desde a ausência do processo educacional no espaço agrário, passando pela proposta de educação rural e as críticas a ela, o debate para elaboração de uma educação do campo e sua especificidade pedagógica infantil. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, estudando os autores: Caldart (2008, 1997), Fernandes (1999, 2006), Silva (2012), bem como as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, dentre outros documentos e autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Roniere Rebouças Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor substituto na mesma instituição.

Geralda Maria de Bem

Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte,

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE, 2001.

______. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 6, de 16 de maio de 2013. Institui o grupo de trabalho interinstitucional para a educação infantil no campo. Brasília, DF, 2013.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CALDART, R. S. Educação em movimento: formação de educadoras e educadores do MST. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 180 p.

______. Por uma educação do campo: traços de uma identidade. In: CALDART, R. S., CERIOLI, P. R., KOLLING, E. J. (Org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional “Por uma Educação Básica do Campo, 2002. p. 25-36. (Coleção por uma educação do campo; n. 4).

______. Sobre educação do campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA: MDA, 2008. p. 67-86.

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma caminhada. In: CALDART, R. S., CERIOLI, P. R., KOLLING, E. J. (Org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”, 2002. p. 89-101. (Coleção por uma educação do campo; n. 4).

______. Educação do campo e território camponês no Brasil. In: SANTOS, C. A. (Org.). Educação do campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: Incra; MDA, 2008. p. 39-66.

______. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaços e territórios como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006.

______. Por uma educação do campo. In: ARROYO, M. G., FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”, 1999. p. 53-70. (Coleção por uma educação do campo; n. 2).

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 245 p.

MOLINA, M. C., NERY, I.; KOOLLING, E. J., (Org.) Por uma educação básica do campo: memória. [S.l.: s.n.], 1999. 98 p. (Coleção por uma educação do campo; n. 1).

MARCOS, V. de. Tempo de semear: novos caminhos para um novo campo no Brasil do século XXI. In: SILVA, J. B. da.; LIMA, L. C.; ELIAS, D. (Org.). Panorama da Geografia Brasileira 1. São Paulo: Annablume, 2006, p. 203-220.

MARTINS, F. J. Formação continuada de professores, MST e escola do campo. In: ______. (Org.). Educação do campo e formação continuada de professores. Porto Alegre: EST edições, 2008. p. 30-53.

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 264 p. Doi: https://doi.org/10.5902/198464442915.

OLIVEIRA, A. U. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2002. 164 p.

ROCHA, M. I. A. Prefácio. In: SILVA, A. P. S. da; MARTINS, A. A.; SILVA, I. de O. (Org.). Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 9-11.

RODRIGUES, S. J. D.; NASCIMENTO, R. C. G.; RODRIGUES, U. M. Da educação rural à educação do campo: uma análise da trajetória conceitual. 2006. (impresso)

SILVA, A. P. S.; PASUCH, J.; SILVA, J. B. Educação infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012. 272 p.

Downloads

Publicado

15-01-2019

Como Citar

TAVARES, T. R. R. .; BEM, G. M. de . A educação do campo e os desafios para uma educação infantil do campo : uma trajetória nas/das leis e nas/das lutas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 154–167, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/43051. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)