Educação e formação docente

uma visão a partir de Paulo Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61983

Palabras clave:

Formação permanente, Trabalho docente, Pra´tica pedagógica

Resumen

A educação é fator primordial na vida do ser humano. Conforme Freire (2013), é humanizadora e conscientizadora. Freire aborda dois tipos de educação: a educação bancária, alicerçada no ensino transmissivo e fragmentário, tendo os educandos como receptores; e a outra, emancipatória, que compreende os educandos como seres ativos e reflexivos. Objetivou-se, neste artigo, refletir sobre as concepções de educação e formação docente. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de Freire (2000, 2005, 2009, 2013), Imbernón (2016), Lopes e Amorim (2018), Scocuglia (2019). Freire defende uma formação permanente para os educadores, tendo em vista que o ser humano é um ser inconcluso, inacabado, necessitando compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem na vida, no sistema educacional e nas relações que se estabelecem entre os homens e entre educação e sociedade. Concluímos, portanto, que a formação permanente é imprescindível ao trabalho docente, pois por meio dela o educador torna-se capaz de desenvolver sua prática pedagógica em que estejam presentes o diálogo, a escuta e o respeito aos diferentes saberes como elementos que contribuirão para uma leitura da realidade capaz de transformá-la.

 

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Biografía del autor/a

  • Geralda Maria de Bem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil; professora da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. 

  • Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Câmpus Pau dos Ferros, Brasil; membro do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR/UERN) e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN).

  • Maria Auricélia Gadelha Reges , Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora assistente na mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE).

Referencias

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SCOCUGLIA, A. C. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 7. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

BEM, Geralda Maria de; SILVA, Cícero Nilton Moreira da; REGES , Maria Auricélia Gadelha. Educação e formação docente: uma visão a partir de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 84–96, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61983. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61983. Acesso em: 7 apr. 2025.