Educação e formação docente

uma visão a partir de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61983

Palavras-chave:

Formação permanente, Trabalho docente, Pra´tica pedagógica

Resumo

A educação é fator primordial na vida do ser humano. Conforme Freire (2013), é humanizadora e conscientizadora. Freire aborda dois tipos de educação: a educação bancária, alicerçada no ensino transmissivo e fragmentário, tendo os educandos como receptores; e a outra, emancipatória, que compreende os educandos como seres ativos e reflexivos. Objetivou-se, neste artigo, refletir sobre as concepções de educação e formação docente. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de Freire (2000, 2005, 2009, 2013), Imbernón (2016), Lopes e Amorim (2018), Scocuglia (2019). Freire defende uma formação permanente para os educadores, tendo em vista que o ser humano é um ser inconcluso, inacabado, necessitando compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem na vida, no sistema educacional e nas relações que se estabelecem entre os homens e entre educação e sociedade. Concluímos, portanto, que a formação permanente é imprescindível ao trabalho docente, pois por meio dela o educador torna-se capaz de desenvolver sua prática pedagógica em que estejam presentes o diálogo, a escuta e o respeito aos diferentes saberes como elementos que contribuirão para uma leitura da realidade capaz de transformá-la.

 

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Biografia do Autor

Geralda Maria de Bem, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil; professora da Rede Municipal de Ensino de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , Câmpus Pau dos Ferros, Brasil; membro do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR/UERN) e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN).

Maria Auricélia Gadelha Reges , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora assistente na mesma instituição; membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE).

Referências

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

BEM, G. M. de; SILVA, C. N. M. da; REGES , M. A. G. . Educação e formação docente: uma visão a partir de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 84–96, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61983. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61983. Acesso em: 2 nov. 2024.