Educação e formação docente
uma visão a partir de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-61983Palavras-chave:
Formação permanente, Trabalho docente, Pra´tica pedagógicaResumo
A educação é fator primordial na vida do ser humano. Conforme Freire (2013), é humanizadora e conscientizadora. Freire aborda dois tipos de educação: a educação bancária, alicerçada no ensino transmissivo e fragmentário, tendo os educandos como receptores; e a outra, emancipatória, que compreende os educandos como seres ativos e reflexivos. Objetivou-se, neste artigo, refletir sobre as concepções de educação e formação docente. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a partir de Freire (2000, 2005, 2009, 2013), Imbernón (2016), Lopes e Amorim (2018), Scocuglia (2019). Freire defende uma formação permanente para os educadores, tendo em vista que o ser humano é um ser inconcluso, inacabado, necessitando compreender e acompanhar as mudanças que ocorrem na vida, no sistema educacional e nas relações que se estabelecem entre os homens e entre educação e sociedade. Concluímos, portanto, que a formação permanente é imprescindível ao trabalho docente, pois por meio dela o educador torna-se capaz de desenvolver sua prática pedagógica em que estejam presentes o diálogo, a escuta e o respeito aos diferentes saberes como elementos que contribuirão para uma leitura da realidade capaz de transformá-la.
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Referências
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