Vivência de extensão em formação política pela sétima arte
o cinema como possibilidade de mobilização para aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel03Palavras-chave:
Prática pedagógica, Cinema, Pesquisa, Formação PolíticaResumo
O projeto esteve vinculado ao grupo de pesquisa "Trabalho, educação e sociedade" (GPTES), pertencente ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivo geral, tem-se a construção de uma narrativa fílmica que enfatizou o aspecto socioeducacional de análise da conjuntura política educacional brasileira, considerando o país em sua perspectiva histórica de ampla tradição política. O projeto possibilitou o diálogo conceitual de cidadania e direitos humanos e se tornou, no interior da universidade, no biênio 2015/2016, recurso didático de uma prática pedagógica de ampla participação da comunidade externa à instituição. A proposta cinematográfica entrelaçou a temática central da política, trouxe a memória fotográfica e a narrativa em sua proximidade com seus impactos no âmbito da educação básica, e, portanto, contribuiu com a formação e ampliação da capacidade crítica de seus participantes. Conclui-se que, a técnica de ensino que trata da utilização de filmes didaticamente acabou por se tornar um elo no planejamento e preparação dos alunos em seus contextos de pesquisa, além de veículo de transmissão do conhecimento.
Downloads
Referências
A ONDA. Direção: Denis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. 1DVD (106min), son., color.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, São Paulo: Saraiva, 1998.
CARVALHO, L. B. O. B; CARVALHO, C. H. História, cinema e educação: diálogos e entrelaçamentos entre política e memória por meio do filme “Escritores da liberdade”. In: CARVALHO, C. H.; SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. de O. L. (Orgs.). Cinema e ensino de história da educação. Campinas, SP: Alínea, 2013. p. 229-249.
CATASTROIKA: Privatization Goes Public. Direção: Aris Chatzestefanou. Grécia, 2012. (87min), son., color..
COELHO, L. G, Z. et al. Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica na Universidade Federal de Uberlândia no período de 2015-2016. In: Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 126-139, jul.-dez., 2016. doi: http://dx.doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel04.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. Tradução de Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996. 335 p.
______. Mundialização: o capital financeiro no comando. Revista Outubro, São Paulo, n. 5, p. 7-28, 2000. Disponível em: <http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-5-Artigo-02.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017.
DUARTE, R. Cinema e educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 126 p. (Coleção Temas e Educação).
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012. 845 p.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979. 253p.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 165 p.
MARX, K. O capital: crítica da economia. 26. ed. Tradução de Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 571 p.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Braga. São Paulo: Escala, 2009. 256 p.
MESZAROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008. 125 p.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 265 p. (Coleção Docência em Formação).
ÚLTIMA PARADA: 174. Direção: Breno Barreto. Brasil, 2008. 1DVD (108 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Noádia Munhoz Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.