Vivência de extensão em formação política pela sétima arte

o cinema como possibilidade de mobilização para aprendizagens

Autores

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel03

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Cinema, Pesquisa, Formação Política

Resumo

O projeto esteve vinculado ao grupo de pesquisa "Trabalho, educação e sociedade" (GPTES), pertencente ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivo geral, tem-se a construção de uma narrativa fílmica que enfatizou o aspecto socioeducacional de análise da conjuntura política educacional brasileira, considerando o país em sua perspectiva histórica de ampla tradição política. O projeto possibilitou o diálogo conceitual de cidadania e direitos humanos e se tornou, no interior da universidade, no biênio 2015/2016, recurso didático de uma prática pedagógica de ampla participação da comunidade externa à instituição. A proposta cinematográfica entrelaçou a temática central da política, trouxe a memória fotográfica e a narrativa em sua proximidade com seus impactos no âmbito da educação básica, e, portanto, contribuiu com a formação e ampliação da capacidade crítica de seus participantes. Conclui-se que, a técnica de ensino que trata da utilização de filmes didaticamente acabou por se tornar um elo no planejamento e preparação dos alunos em seus contextos de pesquisa, além de veículo de transmissão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal Uberlândia

Licenciada em Pedagogia, Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

A ONDA. Direção: Denis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. 1DVD (106min), son., color.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, São Paulo: Saraiva, 1998.

CARVALHO, L. B. O. B; CARVALHO, C. H. História, cinema e educação: diálogos e entrelaçamentos entre política e memória por meio do filme “Escritores da liberdade”. In: CARVALHO, C. H.; SOUZA, S. T.; RIBEIRO, B. de O. L. (Orgs.). Cinema e ensino de história da educação. Campinas, SP: Alínea, 2013. p. 229-249.

CATASTROIKA: Privatization Goes Public. Direção: Aris Chatzestefanou. Grécia, 2012. (87min), son., color..

COELHO, L. G, Z. et al. Formação política pela sétima arte: o cinema como prática pedagógica na Universidade Federal de Uberlândia no período de 2015-2016. In: Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 126-139, jul.-dez., 2016. doi: http://dx.doi.org/10.14393/REE-v15n22016_rel04.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. Tradução de Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996. 335 p.

______. Mundialização: o capital financeiro no comando. Revista Outubro, São Paulo, n. 5, p. 7-28, 2000. Disponível em: <http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-5-Artigo-02.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017.

DUARTE, R. Cinema e educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 126 p. (Coleção Temas e Educação).

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012. 845 p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 6. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979. 253p.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 165 p.

MARX, K. O capital: crítica da economia. 26. ed. Tradução de Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 571 p.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Braga. São Paulo: Escala, 2009. 256 p.

MESZAROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008. 125 p.

OLIVEIRA, Z. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007. 265 p. (Coleção Docência em Formação).

ÚLTIMA PARADA: 174. Direção: Breno Barreto. Brasil, 2008. 1DVD (108 min).

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

PEREIRA, N. M. Vivência de extensão em formação política pela sétima arte: o cinema como possibilidade de mobilização para aprendizagens. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 161–169, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37989. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência