Vivência de extensão em formação política pela sétima arte

o cinema como possibilidade de mobilização para aprendizagens

Autores

  • Noádia Munhoz Pereira Universidade Federal Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel03

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Cinema, Pesquisa, Formação Política

Resumo

O projeto esteve vinculado ao grupo de pesquisa "Trabalho, educação e sociedade" (GPTES), pertencente ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Como objetivo geral, tem-se a construção de uma narrativa fílmica que enfatizou o aspecto socioeducacional de análise da conjuntura política educacional brasileira, considerando o país em sua perspectiva histórica de ampla tradição política. O projeto possibilitou o diálogo conceitual de cidadania e direitos humanos e se tornou, no interior da universidade, no biênio 2015/2016, recurso didático de uma prática pedagógica de ampla participação da comunidade externa à instituição. A proposta cinematográfica entrelaçou a temática central da política, trouxe a memória fotográfica e a narrativa em sua proximidade com seus impactos no âmbito da educação básica, e, portanto, contribuiu com a formação e ampliação da capacidade crítica de seus participantes. Conclui-se que, a técnica de ensino que trata da utilização de filmes didaticamente acabou por se tornar um elo no planejamento e preparação dos alunos em seus contextos de pesquisa, além de veículo de transmissão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal Uberlândia

Licenciada em Pedagogia, Mestre em educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

PEREIRA, N. M. Vivência de extensão em formação política pela sétima arte: o cinema como possibilidade de mobilização para aprendizagens. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 161–169, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37989. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência