Curso para pais grávidos

expectativas das gestantes/acompanhantes e dos profissionais envolvidos

Autores

  • Marcio Hideki Setogutti Nanamura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6411-6390
  • Luiz Ferraz de Sampaio Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art04

Palavras-chave:

centros de assistência à gravidez e ao parto, assistência pré-natal, educação em saúde

Resumo

Cursos para gestantes pretendem diminuir dúvidas e humanizar o atendimento, contrapondo-se ao pré-natal, considerado impessoal e muito técnico. Contudo, os benefícios dessas atividades educativas na saúde nem sempre são descritos como eficientes. Neste estudo pretendemos avaliar curso oferecido por empresa de saúde suplementar, propor mudanças e discutir novo modelo de curso. Participaram da pesquisa dezesseis gestantes e quinze acompanhantes que assistiram ao curso e os quatro profissionais que promovem a aula. As gestantes e seus acompanhantes responderam questionário antes e após a palestra que indagava dados pessoais e sobre temas abordados na aula, seguido por dinâmica em grupo, na qual os participantes realizaram colagens a partir de duas questões motivadoras sobre experiências no curso e expectativas do parto. O teste "t" de Student caracterizou mudanças de conceito após o curso nos temas: orientação sobre a gestação, sobre o parto, tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, funcionamento da assistência ao parto no hospital, quando devem ir ao hospital. Na análise qualitativa, predominaram sentimentos associados ao medo e à insegurança. Concluímos que o curso foi bem avaliado pelos participantes, mas foi sugerido que teria sido mais bem aproveitado se fosse oferecido a grupos com idades gestacionais próximas; deveria ser incluída uma avaliação inicial/final e, em relação à metodologia, seria mais adequado usar dinâmicas de grupos, pois permitiria o compartilhamento de saberes sobre os temas.

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Biografia do Autor

Marcio Hideki Setogutti Nanamura, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; médico ginecologista e obstetra.

Luiz Ferraz de Sampaio Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

NANAMURA, M. H. S.; NETO, L. F. de S. Curso para pais grávidos: expectativas das gestantes/acompanhantes e dos profissionais envolvidos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 54–69, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37338. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais