Contação de histórias na Geografia

contribuições da educação popular para o ensino da história e cultura afro-brasileira

Autores

  • João Paulo Bernardo Ramos Universidade Federal de Uberlandia
  • Fernanda Lamanes Gomes Universidade Federal de Uberlandia
  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_art05

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Literatura, Cidadania

Resumo

A Geografia é a ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza e pode contribuir muito com o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, cuja finalidade é evidenciar a importância histórica, social e econômica dos africanos e afrodescendentes na formação do Brasil como nação. A Geografia se utiliza de diferentes categorias de análise, sendo elas o espaço, que engloba o território, a região, a paisagem, e o lugar, e todas elas têm interface com a História, com as Ciências Sociais, com as Artes, com a Economia e a Política, pois os eventos deixam suas marcas no lugar, se organizam e se diferenciam em territórios. E como o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira tem o intuito de renovar a cidadania, pois permite o conhecimento de uma outra memória do Brasil, a Geografia pode usar como recurso didático a contação de histórias com base na literatura afro-brasileira, rica em textos que apresentam o negro como importante agente social, com tradições, tecnologias e conhecimento, repleta de elementos que remetem às categorias geográficas de análise. Como atividade pedagógica, a contação de histórias permite ensinar a literatura, formal e informal, de forma lúdica, enfocando diferentes conteúdos da Geografia, de forma interdisciplinar, contribuindo assim para a aplicação da Lei 10.639/2003, permitindo que a sociedade amplie seu conhecimento sobre a grande importância dos afro-brasileiros no processo de formação sociocultural do Brasil.

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Biografia do Autor

  • João Paulo Bernardo Ramos, Universidade Federal de Uberlandia

    Graduando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

  • Fernanda Lamanes Gomes, Universidade Federal de Uberlandia

    Graduandos em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

  • Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia
    Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

02-06-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

RAMOS, João Paulo Bernardo; GOMES, Fernanda Lamanes; DE AVILA MELO SAMPAIO, Adriany. Contação de histórias na Geografia: contribuições da educação popular para o ensino da história e cultura afro-brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 63–71, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017_art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34649. Acesso em: 11 abr. 2025.