Contação de histórias na Geografia
contribuições da educação popular para o ensino da história e cultura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_art05Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, Literatura, CidadaniaResumo
A Geografia é a ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza e pode contribuir muito com o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, cuja finalidade é evidenciar a importância histórica, social e econômica dos africanos e afrodescendentes na formação do Brasil como nação. A Geografia se utiliza de diferentes categorias de análise, sendo elas o espaço, que engloba o território, a região, a paisagem, e o lugar, e todas elas têm interface com a História, com as Ciências Sociais, com as Artes, com a Economia e a Política, pois os eventos deixam suas marcas no lugar, se organizam e se diferenciam em territórios. E como o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira tem o intuito de renovar a cidadania, pois permite o conhecimento de uma outra memória do Brasil, a Geografia pode usar como recurso didático a contação de histórias com base na literatura afro-brasileira, rica em textos que apresentam o negro como importante agente social, com tradições, tecnologias e conhecimento, repleta de elementos que remetem às categorias geográficas de análise. Como atividade pedagógica, a contação de histórias permite ensinar a literatura, formal e informal, de forma lúdica, enfocando diferentes conteúdos da Geografia, de forma interdisciplinar, contribuindo assim para a aplicação da Lei 10.639/2003, permitindo que a sociedade amplie seu conhecimento sobre a grande importância dos afro-brasileiros no processo de formação sociocultural do Brasil.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).
BAZAN, R. Presença do negro na educação. Revista Raça Brasil, São Paulo, n. 182, p. 37, 2013. Disponível em: <http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/182/artigo296209-2.asp/>. Acesso em: 20 jun. 2016.
BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCA
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Caracterização da Área de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: HUCITEC, 1996.
JESUS, A. de. Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil. Revista Cultura Afro nas Escolas, n. 1, p. 1-14, jul. 2014.
SAMPAIO, A. A. M.; SAMPAIO, A. C. F. S. Educação das relações étnico-raciais na licenciatura em Geografia, Uberlândia, 2016. 20 p. (mimeo).
SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: SANTOS, M. et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 13-21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Adriany de Avila Melo Sampaio, João Paulo Bernardo Ramos, Fernanda Lamanes Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.