Contação de histórias na Geografia

contribuições da educação popular para o ensino da história e cultura afro-brasileira

Autores

  • João Paulo Bernardo Ramos Universidade Federal de Uberlandia
  • Fernanda Lamanes Gomes Universidade Federal de Uberlandia
  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_art05

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Literatura, Cidadania

Resumo

A Geografia é a ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza e pode contribuir muito com o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, cuja finalidade é evidenciar a importância histórica, social e econômica dos africanos e afrodescendentes na formação do Brasil como nação. A Geografia se utiliza de diferentes categorias de análise, sendo elas o espaço, que engloba o território, a região, a paisagem, e o lugar, e todas elas têm interface com a História, com as Ciências Sociais, com as Artes, com a Economia e a Política, pois os eventos deixam suas marcas no lugar, se organizam e se diferenciam em territórios. E como o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira tem o intuito de renovar a cidadania, pois permite o conhecimento de uma outra memória do Brasil, a Geografia pode usar como recurso didático a contação de histórias com base na literatura afro-brasileira, rica em textos que apresentam o negro como importante agente social, com tradições, tecnologias e conhecimento, repleta de elementos que remetem às categorias geográficas de análise. Como atividade pedagógica, a contação de histórias permite ensinar a literatura, formal e informal, de forma lúdica, enfocando diferentes conteúdos da Geografia, de forma interdisciplinar, contribuindo assim para a aplicação da Lei 10.639/2003, permitindo que a sociedade amplie seu conhecimento sobre a grande importância dos afro-brasileiros no processo de formação sociocultural do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Bernardo Ramos, Universidade Federal de Uberlandia

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

Fernanda Lamanes Gomes, Universidade Federal de Uberlandia

Graduandos em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).

BAZAN, R. Presença do negro na educação. Revista Raça Brasil, São Paulo, n. 182, p. 37, 2013. Disponível em: <http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/182/artigo296209-2.asp/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCA

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Caracterização da Área de Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: HUCITEC, 1996.

JESUS, A. de. Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil. Revista Cultura Afro nas Escolas, n. 1, p. 1-14, jul. 2014.

SAMPAIO, A. A. M.; SAMPAIO, A. C. F. S. Educação das relações étnico-raciais na licenciatura em Geografia, Uberlândia, 2016. 20 p. (mimeo).

SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: SANTOS, M. et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 13-21.

Downloads

Publicado

02-06-2017

Como Citar

RAMOS, J. P. B.; GOMES, F. L.; DE AVILA MELO SAMPAIO, A. Contação de histórias na Geografia: contribuições da educação popular para o ensino da história e cultura afro-brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 63–71, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017_art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34649. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais