Metodologia problematizadora na promoção à saúde: fichas e círculo de cultura
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art06Palavras-chave:
Educação Popular. Círculo de Cultura. Fichas de Cultura. Promoção à saúde.Resumo
A educação em saúde é uma das ações que devem acontecer no âmbito da atenção básica e da unidade de saúde, embora se observe que esta prática vem sendo confundida com a prática tradicional de transmissão vertical de conhecimentos. No entanto, a educação em saúde possui seus alicerces na educação popular, que proporciona ferramentas através do diálogo e da construção ativa do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos. Assim, pretendemos avaliar, neste artigo, a importância das fichas de cultura, ferramentas da educação popular, na execução do círculo de cultura realizado em uma unidade de saúde com a finalidade de promover saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação participante, realizado em uma unidade de saúde em Santa Catarina. O estudo contou com 20 sujeitos participantes. Os resultados demonstraram, na prática, a associação das fichas de cultura com a teoria proposta ao estabelecer, junto com outras ferramentas, dialogicidade, conhecimento do sujeito e seu universo vocabular; ponto de partida nas condições de existência das massas oprimidas. Portanto, reflete-se sobre a prática educativa problematizadora na atenção básica para promoção de saúde em uma comunidade.
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