Metodologia problematizadora na promoção à saúde: fichas e círculo de cultura

Autores

  • Andre Alexey Polidoro Universidade do Vale do Itajaí
  • Marco Aurélio Da Ros Universidade do Vale do Itajaí
  • Jacqueline Aedinet Pruner Polidoro Universidade do Vale do Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art06

Palavras-chave:

Educação Popular. Círculo de Cultura. Fichas de Cultura. Promoção à saúde.

Resumo

A educação em saúde é uma das ações que devem acontecer no âmbito da atenção básica e da unidade de saúde, embora se observe que esta prática vem sendo confundida com a prática tradicional de transmissão vertical de conhecimentos. No entanto, a educação em saúde possui seus alicerces na educação popular, que proporciona ferramentas através do diálogo e da construção ativa do conhecimento a partir da realidade dos sujeitos. Assim, pretendemos avaliar, neste artigo, a importância das fichas de cultura, ferramentas da educação popular, na execução do círculo de cultura realizado em uma unidade de saúde com a finalidade de promover saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação participante, realizado em uma unidade de saúde em Santa Catarina. O estudo contou com 20 sujeitos participantes. Os resultados demonstraram, na prática, a associação das fichas de cultura com a teoria proposta ao estabelecer, junto com outras ferramentas, dialogicidade, conhecimento do sujeito e seu universo vocabular; ponto de partida nas condições de existência das massas oprimidas. Portanto, reflete-se sobre a prática educativa problematizadora na atenção básica para promoção de saúde em uma comunidade.

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Biografia do Autor

Andre Alexey Polidoro, Universidade do Vale do Itajaí

Formação acadêmica em Medicina, concluída em 2010 - Universidade Estadual de Maringá. Residência em Medicina da Família e Comunidade, concuída em 2013 - Pontifícia Universidade Católica - PR. Mestrando em Saúde e Gestão do Trabalho - Universidade do Vale do Itajaí. Médido da Estratégia de Saúde da Família em Itapema - SC.

Marco Aurélio Da Ros, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1975); residência em Medicina Comunitária na Unidade Sanitária São José do Murialdo - RS (1977), com título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade outorgado em 2011; especialização em Saúde Pública pela ESP-RS (1977); mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991); doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000); pós-doutorado em Educação Médica na Universitá di Bologna (2010). Atualmente trabalha como professor do Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da UNIVALI e professor emergencial no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UNOCHAPEC

Jacqueline Aedinet Pruner Polidoro, Universidade do Vale do Itajaí.

Formação acadêmica em Enfermagem, concluída em 2012 - Faculdade Evangélica do Paraná. Residência Multiprofissional em Saúde da Família, cursando - Universidade do Vale do Itajaí.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

POLIDORO, A. A.; DA ROS, M. A.; AEDINET PRUNER POLIDORO, J. Metodologia problematizadora na promoção à saúde: fichas e círculo de cultura. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 79–90, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/32942. Acesso em: 7 nov. 2024.

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Artigos Originais

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