Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros"

Authors

  • Débora Matos Maia Universidade Federal da Bahia
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art12

Keywords:

Revitalização Cultural, Comunidade, Identidade, Educação Popular

Abstract

O presente artigo busca compreender o processo educativo de reconstrução cultural da comunidade de Itapuã, em Salvador, Bahia, a partir das dinâmicas culturais locais, tomando como recorte do campo investigativo o processo de revalorização das manifestações tradicionais, levado a cabo por uma parcela organizada dos moradores, que se autodenominam "itapuanzeiros". Essa investigação buscou captar a singularidade da cultura local, como também compreender os sentidos e significados dessa retomada das tradições para e pela comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando nas aprendizagens que se dão no contexto das manifestações culturais no bairro. A metodologia foi desenvolvida a partir de estratégias etnográficas como a observação participante, entrevistas, gravações em audiovisual e diário de campo. No referencial teórico, foram utilizados autores como Milton Santos, Castells, Magnani, Chauí, Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Hall, Vygotsky e Paulo Freire.

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Author Biographies

  • Débora Matos Maia, Universidade Federal da Bahia
    Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Secretaria de Educação do Municipio de Salvador.  Membro do Grupo de pesquisa Griô. Moradora do bairro de Itapuã, Salvador
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib
    Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Griô. Morador do bairro de Itapuã, Salvador

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Published

2016-03-07

How to Cite

MATOS MAIA, Débora; JUNGERS ABIB, Pedro Rodolpho. Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros". Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 147–163, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29875. Acesso em: 22 may. 2025.