Horta medicinal escolar mandala: integração entre o conhecimento popular e o científico
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-rel02Palavras-chave:
Educação e Ciências. Enfoque Ciência. Plantas Medicinais. Pedagogia de Projetos. Promoção da Saúde.Resumo
A horta de plantas medicinais é um espaço para a saúde e o aprendizado sobre as plantas utilizadas na medicina popular e permite a difusão desse conhecimento para o tratamento de pequenas enfermidades. Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver o protótipo de uma horta, em forma de mandala, de plantas medicinais com uso comprovadamente curativo. Espera-se que esse protótipo sirva de modelo para implantação e desenvolvimento em escolas da rede pública. Os estudos teóricos que fundamentam a proposta buscam a relação entre as práticas cotidianas do espaço e a simbologia da mandala, com uma pedagogia para dar suporte à proposta de uso da horta. Além desses aspectos, o estudo buscou promover uma correlação entre o conhecimento popular e as diversas formas de aplicação do conhecimento científico das plantas medicinais.
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