EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n12014-rel02

Palavras-chave:

Diálogo Intergeracional em Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação para a Autonomia, Educação Popular, Oficina de Criação Literária

Resumo

O presente texto advém de uma observação feita durante dez encontros em uma oficina de Criação Literária. Estabelece conexões entre as práticas empreendidas nessas aulas, que correspondem a uma dinâmica de educação popular, e a formação que se quer levar a cabo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Salienta a importância da valorização dos trabalhos dos alunos a fim de instigá-los à participação numa dinâmica pedagógica dialógica e horizontal. Propõe a implementação de uma dinâmica semelhante à da oficina na modalidade de EJA e argumenta sobre a importância da construção de um ambiente propício para o diálogo, para a criação e para a ressignificação das experiências dos educandos. Por fim, considera as experiências interpessoais e intergeracionais como enriquecedoras das práticas pedagógicas em EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de mestrado do CNPq.

Downloads

Publicado

25-06-2014

Como Citar

COLLA, R. A. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA RIQUEZA DA EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 125–134, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n12014-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/23779. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência